Malária: Saúde do Amazonas participa de evento sobre ação integrada de eliminação da doença no Amapá
Última atualização: 29 de Junho de 2023 - 18:04

Evento ocorre até esta quinta-feira (29/06)

Visando fortalecer as estratégias voltadas à prevenção, controle e eliminação da malária no Amazonas, a Fundação de Vigilância de Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), participa, até esta quinta-feira (29/06), da “Oficina Conjunta de Eliminação na Malária no Amapá”, realizado na sede da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS-Amapá).

O encontro reúne representantes de estados da região norte do país, do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Panamericana de Saúde (OPAS). Entre os assuntos abordados durante a programação, está a ampliação do acesso ao diagnóstico e tratamento e as metas estabelecidas para eliminação da malária, além da situação epidemiológica do Amapá.

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a iniciativa abre oportunidade para troca de experiência em relação à implementação de ações de eliminação da malária nos municípios. “O Amazonas realiza monitoramento das ações de controle de casos de malária e atua no plano de controle e eliminação. Reforçamos a ação integrada, com parceria, para que a população tenha acesso ao diagnóstico e ao tratamento precoce”, disse.

O chefe do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-RCP, Elder Figueira, pontua que o evento também viabiliza a verificação da ação de articulação dos planos de eliminação de malária no Amapá.

“Acompanhamos o funcionamento dessas oficinas junto aos municípios e as secretarias municipais (de saúde) no Amapá. Na última semana de julho, haverá uma oficina no Amazonas para discutir com os municípios as estratégias, desafios e a operacionalização do controle e da eliminação de malária”, afirma o técnico.

No Amazonas

Elder frisa, ainda,  que, no Amazonas, a oficina terá objetivo de reunir todos os municípios do Amazonas juntamente com a FVS-RCP na elaboração dos planos de eliminação da malária no estado. “Temos o objetivo de trazer planos factíveis adaptados à realidade de cada local para que a gente consiga até o ano de 2035 ter eliminado totalmente a malária do nosso território“, destaca Elder.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

Legenda: Fortalecer as estratégias de eliminação da malária é destaque durante o evento.