Vigilância em Saúde do Amazonas capricha na prevenção para garantir a saúde dos participantes do Festival de Parintins
Última atualização: 29 de Junho de 2023 - 13:35

Ações incluem testagem de IST’s, monitoramento e suporte técnico

A Vigilância em Saúde do Amazonas segue, nesta quinta-feira (29/06), o cronograma de ações para caprichar nas medidas de prevenção e garantir a saúde dos participantes do Festival Folclórico de Parintins. As estratégias são realizadas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

O 56º Festival Folclórico de Parintins ocorre de 30 de junho a 2 de julho, em Parintins  (a 369 quilômetros de Manaus), com atração de público nacional e internacional, no Bumbódromo do município. Durante a festa, o monitoramento da Vigilância em Saúde contribui para a identificação precoce de emergências em saúde pública junto à Secretaria Municipal de Saúde de Parintins.

“O trabalho prioriza medidas de prevenção e controle necessárias para fortalecer as ações de Saúde e o desenvolvimento de atividades de detecção, monitoramento e resposta rápida frente a notificações. As estratégias foram planejadas, de forma integrada, para fortalecer a saúde dos participantes do festival e para manter a alegria de cada brincante de Boi-bumbá”, enfatiza a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

As ações da fundação iniciaram ainda no mês de abril, quando os setores da instituição iniciaram a realização de visitas técnicas a Parintins, que seguiram até 25 de junho, junto à equipe da Vigilância em Saúde do município. Com a proximidade do evento, mais de 35 técnicos da fundação seguem à Ilha Tupinambarana para dar seguimento às atividades durante a festividade.

O cronograma de execução das ações inclui integração à Secretaria Municipal de Saúde de Parintins para fortalecer e dar suporte técnico à operacionalização das atividades planejadas para o evento, iniciando com o monitoramento da Festa dos Visitantes, na quinta-feira (29/06), segundo enfatiza o ponto focal das ações da FVS-RCP em Parintins, Alexsandro Melo, que é chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da instituição.

“O plano de trabalho para o período de realização do evento inclui monitoramento, análise de dados epidemiológicos, intensificação de controle de infecções, prevenção relacionada à saúde sexual, cuidados sanitários com alimentação, prevenção ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes, avaliação da saúde do trabalhador que atua na festa, prevenção à dengue, e a divulgação das ações para alcançar o máximo de pessoas na busca por manter o bem-estar de todos”, afirma Alexsandro.

Agenda estratégica

As ações da Vigilância em Saúde do Amazonas durante o 56º Festival Folclórico de Parintins inclui produção de quatro boletins de monitoramento de evento de massa, sendo um para a Festa dos Visitantes e os demais para cada uma das noites do festival. Os informes reúnem o monitoramento de evento de massa da festa, subsidiando a tomada de decisão para manter a festa conforme planejado.

Também estão previstas intensificação do registro de Doenças de Notificação Compulsória (DNC) e prevenção de infecções em serviços de saúde; fortalecimento da Prevenção Combinada e testagens para detecção de HIV e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s); e avaliação dos serviços de alimentação no bumbódromo, balneários e comércios de setor.

A atuação contempla, ainda, abordagens de orientação para a prevenção de violência sexual e trabalho infantil em embarcações e hospedagens, prevenção à dengue e estratégia integrada de comunicação para difusão precisa das ações realizadas e de medidas preventivas em saúde e a importância da adesão a elas durante o evento, por meio de divulgação das ações institucionais, via redes sociais oficiais da FVS-RCP, articulação junto à imprensa.

Monitoramento de Evento de Massa

A Lei Orgânica da Saúde, nº 8.080/90, inclui, no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), as ações de Vigilância em Saúde no processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise de dados e disseminação de informações sobre eventos relacionados à saúde, que visam o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública.

Outra legislação que subsidia o trabalho da FVS-RCP no festival é a Portaria nº 1.139/2013 do Ministério da Saúde que estabelece as diretrizes para planejamento, execução e avaliação das ações de vigilância em saúde em eventos de massa.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP, Girlene Medeiros/FVS-RCP

Legenda: Atividade ocorre de forma planejada e integrada