FVS-RCP participa de Reunião dos Dirigentes de Vigilância em Saúde e Ambiente
Última atualização: 26 de Julho de 2023 - 16:04

O evento nacional ocorreu nos dias 25 e 26 de julho em Brasília

Com intuito de apresentar as prioridades nacionais da vigilância em saúde, a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, realizou, nos dias 25 e 26 de julho, a Reunião dos Dirigentes de Vigilância em Saúde e Ambiente em Brasília. No Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), participa da iniciativa.

Durante o evento, a secretária da SVSA, Ethel Maciel, apresentou o balanço dos 180 dias de gestão no órgão, destacando a participação ativa, no evento, dos dirigentes estaduais da vigilância em saúde, como também os representantes dos Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

“Os primeiros seis meses de gestão foram intensos com a realização de ações emergenciais e, este momento, é estratégico para a construção de uma vigilância em saúde única, respeitando as especificidades territoriais”, salientou a secretária da SVSA, Ethel Maciel.

Presente na reunião, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, avaliou a iniciativa como mais um passo no avanço da vigilância em saúde em diferentes esferas de gestão.

“Esse alinhamento é necessário para que os resultados ocorram, de forma integrada. A reunião apresentou a nova gestão aos dirigentes e gestores de saúde, por meio de diálogos e trocas de experiências visando o fortalecimento das ações da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente”, disse a diretora.

O secretário executivo de Vigilância em Saúde do Ceará, Antônio Lima Neto, destacou que os desafios da vigilância são os mesmos independente da região. “Reunião neste formato não acontecia há muitos anos e foi importante para que os estados entendam as mudanças que ocorreram na SVSA, porque é a partir desta definição nacional que é possível nortear as ações em nossos territórios”, reforçou o secretário de Vigilância do Ceará.

Desafios da Vigilância

Os dois dias de evento abordaram temas e desafios inerentes da vigilância em saúde e incluem: Ações Estratégicas para o Programa Nacional de Imunização, Fortalecimento da Vigilância em Saúde Ambiental, Doenças Transmissíveis para o Controle das Arboviroses no Brasil, Fortalecimento da Vigilância em Saúde do Trabalhador nos Sistemas de Informação em Saúde, Perspectiva da Rede de Laboratórios de Saúde Pública e Preparação de Resposta Rápida às Emergências em Saúde Pública.

FOTOS: Maíra Pessoa/FVS-RCP

Legenda: Reunião dos Dirigentes de Vigilância em Saúde e Ambiente em Brasília encerra nesta quarta-feira (26/07).