PROJETO CUIDA CTA: Rede de Prevenção e Cuidado Integral de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis é implantado em Tefé
Última atualização: 28 de Julho de 2023 - 15:32

A capacitação buscou o fortalecimento no atendimento integral e humanizado no Centro de Testagem e Aconselhamento do munícipio

Capacitar os servidores públicos municipais na área de Saúde para oferecer atendimento de qualidade e humanizado aos usuários do SUS nos serviços de diagnóstico e prevenção do HIV/AIDS, hepatites virais B e C, sífilis, assim como a inclusão do atendimento e prevenção à Tuberculose junto à população de Tefé no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA. Esse foi o tema do seminário apresentado nesta quarta e quinta-feira, 26 e 27/7, no Projeto Cuida CTA - Rede de Prevenção e Cuidado Integral de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis.

A iniciativa é da Prefeitura de Tefé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA e CTA. A apresentação do Projeto contou com a participação de representantes das equipes do Ministério da Saúde e do Hospital Albert Einstein - Artemir Coelho de Brito (Biólogo, Consultor Técnico Tuberculose Ministério da Saúde), Denize Ornelas (Médica da Família e Comunidade, Consultora Técnica do Projeto Cuida CTA pelo Hospital Israelita Albert Einstein), Fabricia Tavares (Psicóloga, Consultora Técnica da Coordenação de HIV/AIDS do Ministério da Saúde) e Isis Aleixo Barine (Biomédica, Monitora do Projeto Cuida CTA pelo Hospital Israelita Albert Einstein). A capacitação foi realizada no auditório da Escola Municipal Wenceslau de Queiroz – bairro de Fonte Boa.

“É um Projeto de reestruturação em que o CTA Tefé terá a capacidade de trabalhar com novos equipamentos, serviços de qualidade, acolhimento, responsabilidade, capacitação para novas demandas e ampliação da carteira de serviços com o atendimento de Tuberculose”, disse Patrizia Pires, coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento.

O Projeto Cuida CTA é aprovado pelo Ministério da Saúde, sob a coordenação do Hospital Israelita Albert Einstein, onde o CTA Tefé foi contemplado para a implementação do Projeto.

"Isso gera impacto na qualidade de vida da cidade inteira, já que diminui a transmissão de doenças e os custos para tratamentos graves, sem custo adicional para o município”, explicou Denize Ornelas.

O seminário teve a participação de funcionários da SEMSA, Hospital Regional, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CONDIM, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, Centro de Referência de Atendimento à Mulher - CRAM, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura - SEMEEC, Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI, COSEMS e representantes LGBTQIAPN+.

Como funcionam os serviços, exposição dos pontos positivos e o que precisa ser melhorado, organização interna, elaboração do Plano de Ação e o preenchimento de formulário com avaliação dos participantes, foram pautas da atividade.

Tuberculose

A Tuberculose é um agravo de Saúde pública registrado na população vivendo com HIV/AIDS, inclusive no registro de óbitos. A inclusão do atendimento e prevenção à Tuberculose na carteira de serviços dos CTAs irá possibilitar diagnóstico, tratamento e acompanhamento até a cura do usuário que contrai a doença infecciosa. “Considero um marco de enfrentamento na luta contra Tuberculose a incorporação desse serviço no atendimento à população em geral e a necessidade de ter um olhar diferenciado para populações mais vulneráveis”, disse Artemir.

Com a capacitação, espera-se que o CTA possa atuar de forma integrada com a Rede de Atenção à Saúde, em especial a Atenção Primária e, ao mesmo tempo, absorver as inovações tecnológicas e os paradigmas da prevenção combinada, como, por exemplo, a ampliação do acesso ao tratamento antirretroviral - medicamento que impede a multiplicação do HIV no organismo, ajudando a combater a doença e a fortalecer o sistema imunológico, com prescrição menos complexa e com medicamentos mais eficazes, entre outros.

Com os serviços executados de forma integrada, será possível proporcionar melhor resposta às necessidades dos usuários, otimizando resultados de diagnóstico, reduzindo o tempo entre a detecção da doença e o tratamento.

Tefé, passa a ter PrEP disponível no SUS

A rede pública de Saúde do município de Tefé, passou a contar, a partir de segunda-feira, 24/7, com o serviço de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV – PrEP. A PrEP é uma forma de prevenção que combina dois medicamentos usados no tratamento de pessoas que vivem com o vírus da AIDS. Tomados diariamente por pessoas não-infectadas, eles impedem que o HIV se estabeleça no organismo em mais de 90% dos casos. O lançamento em Tefé, aconteceu no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - CETAM e contou com a participação e colaboração das enfermeiras - Andressa Gabrielly Oliveira e Luciana Koba do Programa Estadual de HIV AIDS PEHIV - FVS-RCP (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra Rosemary Costa Pinto).

Fonte: Prefeitura de Tefé