Em evento, FVS-RCP destaca atuação da Vigilância Sanitária do Amazonas em ação integrada com Semsa e Anvisa
Última atualização: 2 de Agosto de 2023 - 17:38

Evento foi coordenado pela Vigilância Sanitária de Manaus

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), destaca, nesta quarta-feira (02/08), a atuação da vigilância sanitária do Amazonas no evento alusivo ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, em 5 de agosto.

A iniciativa foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus, por meio da Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus), e realizada no Auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na zona centro-sul de Manaus.

De acordo com o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, o objetivo do evento é abordar o papel da vigilância sanitária para a sociedade. “É mais um canal para a sensibilização da sociedade, seja da classe empresarial e da acadêmica, onde a Visa tira o estigma de ser somente punitiva. Então, quem ganha é a sociedade, o munícipe do nosso município”, afirmou.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressaltou que a vigilância sanitária desempenha papel fundamental na sociedade. “A atuação da vigilância sanitária contribui para a confiança da população nos produtos e serviços oferecidos, promovendo uma melhor qualidade de vida e bem-estar para todos”, enfatizou.

Compondo a equipe de palestrantes, o farmacêutico-bioquímico e epidemiologista Marco Antônio Pinto, do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da FVS-RCP, destacou a ação da vigilância sanitária estadual. “A vigilância sanitária desempenha papel fundamental, garantindo a segurança e a qualidade dos alimentos, medicamentos, produtos e ambientes que afetam diretamente a saúde pública”, frisou.

Também como palestrante no evento, Jerfeson Caldas, coordenador regional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), enfatizou a atuação da vigilância sanitária em âmbito regional e nacional.

“Levar o conhecimento para as pessoas, o que nós realizamos, sob ponto de vista das nossas práticas e prioridades, do tipo de gestão que é desenvolvida e em relação ao campo de atuação, tem importância significativa. A ação de promoção em saúde é uma das ações que a vigilância sanitária realiza e que deve ser enfatizada”, disse Jerfeson.

Também estiveram presentes na iniciativa representantes Centro de Cooperação da Cidade (CCC) de Manaus, Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Manaus, Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV), Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), Fundação de Medicina Tropical - Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Hospital Santa Júlia, representando o setor privado na iniciativa; Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF-AM), Conselho Regional de Odontologia do Estado do Amazonas (CRO-AM), Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM), Conselho Regional de Nutricionistas  - 7ª Região (CRN-7) e Sindicato dos Fiscais Sanitários do Estado do Amazonas.

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Legenda: Evento ocorreu nesta quarta-feira (02/08).