Extensão universitária: FVS-RCP recebe estudantes de graduação para estágio supervisionado na instituição
Última atualização: 3 de Agosto de 2023 - 15:25

Na instituição, o estudante tem contato com todas as áreas de vigilância em Saúde

Mais de 160 estudantes universitários realizaram estágio supervisionado entre o ano de 2022 e 2023 na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM). No estágio curricular, os estudantes de graduação desenvolvem atividades práticas relacionadas ao seu curso de graduação voltadas à vigilância em saúde.

Os estágios são desenvolvidos pela FVS-RCP em parceria com instituições de ensino superior que atuam no estado. Um dos principais objetivos do programa de estágio é ressaltar a importância do conhecimento em vigilância em saúde para a formação do aluno.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a vigilância em saúde é um conteúdo que deve ser fortalecido junto às instituições de ensino superior, principalmente em graduações da área de saúde. “O estágio supervisionado é realizado de forma a ofertar a prática do que é abordado, de forma teórica, nos cursos”, afirma.

Para firmar o estágio, é preciso procura por parte das instituições de ensino. De 2022 a 2023, 160 alunos de graduação realizaram estágio supervisionado na FVS-RCP, sendo 130 de janeiro a julho de 2023. Os cursos dos estudantes foram farmácia, medicina veterinária, engenharia sanitária, enfermagem e medicina.

Dos 160 estudantes, foram 62 alunos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), 94 do Centro Universitário Fametro, um da Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), um da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), um do Instituto federal do Amazonas (Ifam), um da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa da FVS-RCP, Timóteo Watanabe, destaca que o estágio supervisionado contribui para a formação profissional dos estudantes. “Esse contato direto com a vigilância em saúde é importante para o aluno entender o que é um monitoramento de doenças, promoção à saúde, entender de fato todas as nuances para assim servir de forma eficiente a população”, acrescenta.

Estágio supervisionado

Uma das estudantes que realizaram estágio supervisionado na FVS-RCP é a estudante de medicina veterinária da UFPR, Nathalia de Albuquerque, que buscou o estágio na instituição com intuito de ampliar o conhecimento sobre as ações de vigilância em saúde no Amazonas.

“Eu olhei o site e pela descrição das atividades realizadas me chamou atenção e entrei em contato. E me surpreendeu como é realizado o trabalho de campo, como todos os detalhes de cada processo é trabalhado, fiquei encantada”, afirmou Nathalia, ao mencionar a experiência junto ao Departamento de Vigilância Ambiental (DVA).

Outra estudante é Priscilla Horta, que cursa medicina da Ufam, e valorizou a experiência prática junto à Vigilância em Saúde. “Fiquei bem entusiasmada em conhecer esses bastidores que a FVS-RCP trabalha. Essa experiência vai ser primordial, porque na graduação, o contato é quase nulo na graduação. Então, quero sair daqui entendendo como funciona para, lá na frente, perpetuar isso como médica”, ressalta a estudante.

Para um aluno solicitar individualmente a realização de estágio curricular obrigatório na FVS-RCP, o estudante deve procurar a instituição de ensino que deverá entrar em contato com a Fundação para realizar a solicitação. A disponibilidade de recebimento do estudante será informada conforme planejamento das áreas técnicas.

FOTOS:  Divulgação/FVS-RCP

Legenda: Estudantes têm orientação dos técnicos da FVS-RCP