Em Brasília, gestores de vigilância de epidemiologia e ambiental se reúnem na Câmara Técnica do Conass
Última atualização: 4 de Agosto de 2023 - 14:34

Representantes da FVS-RCP participaram do evento

Representantes da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), junto a gestores estaduais de vigilância em  epidemiologia e ambiental, participaram, nos dias 3 e 4 de agosto, da reunião da Câmara Técnica de Epidemiologia e Vigilância em Saúde Ambiental, promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em Brasília.

O evento foi coordenado pelo assessor técnico do Conass e coordenador da Câmara Técnica de Vigilância Sanitária, Nereu Mansano, e pelo assessor técnico do Conselho e coordenador da Câmara Técnica de Vigilância em Saúde Ambiental, Fernando Avendanho. Além deles, participaram da iniciativa os diretores da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA).

Pela FVS-RCP, participaram da reunião a diretoria-presidência, a chefia de Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), a assessoria de planejamento e a de comunicação da instituição.

“É um espaço no qual os gestores estaduais de vigilância dialogam sobre os principais desafios em suas localidades. As pautas são de relevância e aqui será consolidado para ser encaminhado para a esfera federal”, afirma Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

Para o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde do Espírito Santo, Orlei Cardoso,  também presente no evento, a iniciativa oportuniza a discussão sobre a temática da vigilância. “É interessante conhecer as experiências dos outros estados em  relação às situações que também enfrentamos no território, como também compartilhar a nossa vivência”, comentou.

Sobre o Conass

O Conass busca promover a articulação e a representação política da gestão estadual do Serviço Único de Saúde (SUS), proporcionando apoio técnico às Secretarias Estaduais de Saúde. Esta é a primeira edição da Câmara Técnica de Vigilância em Saúde presencial realizada pelo Conass em 2023.

FOTOS: Maíra Pessoa /FVS-RCP

Legenda: Representantes da FVS-RCP participaram de Câmara Técnica do Conass