Formação de novos técnicos em Vigilância em Saúde marca conclusão de capacitação profissional na FVS-RCP
Última atualização: 4 de Agosto de 2023 - 17:00

Turma encerrou nesta sexta-feira (04/08)

A capacitação profissional em Técnicos em Vigilância em Saúde encerrou, nesta sexta-feira (04/08), formando 28 novos técnicos na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). O encerramento ocorreu no Auditório Marilúcia Pessoa de Mello, na sede da Fundação, zona norte de Manaus.

O programa “Saúde com Agente” é uma iniciativa do Ministério da Saúde e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A capacitação é voltada para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou o comprometimento dos técnicos durante o período intensivo de estudos teóricos e práticos da capacitação. “O curso proporcionou as ferramentas e conhecimentos de compreensão abrangente das melhores práticas e abordagens para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade na área técnica de Vigilância em Saúde”, afirmou.

Para o diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, a inquietação pelo aprimoramento profissional é fundamental, estreitando laços entre o serviço e o ensino. “Para prestarmos um bom serviço para a sociedade, é preciso estarmos sempre nos formando e buscando melhorias. É preciso estar associado à academia”, ressaltou o diretor, durante o encerramento do curso.

O professor e preceptor do curso, Rômulo Freire, destacou o comprometimento dos alunos durante a capacitação. “Chegamos ao fim do curso com êxito. Nenhum dos alunos desistiu. Só tenho a agradecer à turma, porque ninguém faz nada sozinho e seguimos à disposição”, disse.

Novos técnicos

O evento de encerramento da turma “Saúde com Agente” foi marcado pela celebração e realização dos novos técnicos em Vigilância em Saúde. Uma das novas técnicas, Silvana Simões, agradeceu o companheirismo da turma durante as aulas. “Sou grata pelos ensinamentos do professor e de cada colega, porque um ajudou o outro. Ninguém fez nada sozinho. Conseguimos, (somos) técnicos em Vigilância em Saúde”, disse.

A também servidora Lenalidia Coelho realizou a atualização por meio do curso e também agradeceu a oportunidade da capacitação profissional. “Eu já tinha um outro curso de técnico de Vigilância em Saúde, mas há sempre o que aprender. Quero agradecer ao (professor) Rômulo e a todos”, acrescentou.

Capacitação

A capacitação “Saúde com Agente” faz parte da direção da FVS-RCP ao caminho do aprimoramento profissional contínuo dos servidores da instituição no intuito de prestar um serviço de Vigilância em Saúde de qualidade à sociedade.

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Legenda: Encerramento da turma ocorreu nesta sexta-feira (04/08).