NOTÍCIAS

Em podcast, FVS-RCP destaca importância da Vigilância Sanitária do Amazonas para proteção da saúde pública
Última atualização: 4 de Agosto de 2023 - 17:02

 

Transmissão integra programação alusiva ao Dia da Vigilância Sanitária

Como parte da programação alusiva ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), destacou, nesta sexta-feira (04/08), a importância da Vigilância Sanitária do Amazonas para a proteção da saúde pública, durante participação no Amazônia TV podcast, disponível em: bit.ly/3KtHMnP.

A vigilância sanitária, segundo destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, está em todos os lugares e precisa ocupar todos os espaços. “A nossa instituição tem profissionais especializados na vigilância sanitária e incentivamos a aproximação com a sociedade, fortalecendo cada vez mais o papel educativo em relação ao fiscalizatório e o punitivo. Participar destes programas ajudam na divulgação dos nossos serviços”,  avaliou a diretora-presidente da FVS-RCP.

Pela FVS-RCP, um dos entrevistados foi o chefe do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa), Jackson Alagoas, que destacou a ação estratégica para o desenvolvimento de ações de prevenção a riscos sanitários. 

“A atividade da vigilância sanitária salva vidas na medida em que um produto é consumido e não vitimou ninguém e, muito possivelmente, é resultado de um trabalho de vigilância sanitária com o fabricante para que o produto fosse ofertado com a segurança necessária para ser consumido”, destacou Jackson. 

Outro entrevistado durante o podcast foi o assessor de Qualidade do Devisa, Marcelo Izel, que também enfatizou a ação integrada da vigilância sanitária estadual com as municipais. “Muitas vezes, as equipes das vigilâncias sanitárias municipais trabalham com pouco recurso humano e estrutura mínima. E a população pode contar conosco”, acrescentou Marcelo. 

Apresentador do Amazônia TV podcast, o jornalista Cid Soares aproveitou a oportunidade para deixar o espaço do podcast aberto para novas participações da vigilância sanitária. “É importante as pessoas terem essa noção de que podem recorrer a vocês da vigilância sanitária e a importância de todo o trabalho”, afirmou.

Dia Nacional da Vigilância Sanitária

O dia 5 de agosto é o Dia Nacional da Vigilância Sanitária instituído pelo Lei nº 13.098/2015 com o objetivo de promover esclarecimento e divulgação quanto aos temas relacionados à vigilância sanitária quando aos estudantes, profissionais de saúde e à população de forma geral. 

 

 


FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Legenda: Podcast foi transmitido nesta sexta-feira (04/08).