Vacinação: FVS-RCP intensifica ações para melhoria de cobertura vacinal em Itacoatiara
Última atualização: 9 de Agosto de 2023 - 09:24

Profissionais da saúde do município passam por capacitação

Com o objetivo de fortalecer ações de cobertura vacinal no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza, até sexta-feira (11/08), visita técnica a Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus). A visita tem como objetivo dar suporte às ações desenvolvidas pelo Programa de Imunização do município.

Entre as ações está a supervisão das salas de vacina das áreas urbana e rural de Itacoatiara, capacitação dos profissionais de saúde que atuam na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) do município, através de boas práticas em vacinação, procedimentos técnicos de acolhimento, triagem, estratégias vacinais e supervisão de ações de gestão em vacinação.

As ações ocorrem após reunião com a gestão de saúde da cidade, para identificação da realidade e desafios locais para ampliação da cobertura vacinal.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatiza que a ampliação das coberturas vacinais no Amazonas reduz o risco do registro de casos de doenças imunopreveníveis. “Uma baixa cobertura vacinal pode resultar em uma série de riscos para a saúde pública e para a população em geral. Estamos dando suporte aos municípios para tirar dúvidas e ampliar a capacidade técnica no intuito de ampliar as coberturas vacinais”, ressalta.

Angela Desirée, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), da FVS-RCP, afirma que as visitas técnicas representam, também, uma oportunidade para os profissionais aprimorarem suas habilidades. "Essas visitas oferecem um valor significativo, permitindo que os profissionais de saúde dos municípios ampliem sua experiência de maneira prática e interativa durante as capacitações", afirma.

O enfermeiro do PNI, Ramon Lisboa, que segue em visita técnica pela FVS-RCP, em Itacoatiara, ressalta que as ações estão sendo desenvolvidas de forma integrada com a equipe de saúde municipal. “Realizamos orientação aos profissionais de saúde para fortalecer as coberturas vacinais”, disse Ramon. Também participa da ação a enfermeira Priscila Marques, também do PNI no Amazonas.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

LEGENDA: Baixa cobertura vacinal pode resultar em risco à saúde pública.