NOTÍCIAS

Pesquisa científica: FVS-RCP institui Comitê Técnico Científico para fortalecer estudos em Vigilância em Saúde
Última atualização: 10 de Agosto de 2023 - 08:33

Iniciativa visa ampliar parcerias da Fundação junto a instituições

 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), instituiu o Comitê Técnico Assessor Científico Externo para contribuir com diretrizes de pesquisa científica relevantes na área de Vigilância em Saúde.

O comitê foi instituído por meio da Portaria 82, divulgado no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE-AM), e é voltado para ações integradas das vigilâncias epidemiológicas, sanitária, ambiental e laboratorial, bem como o controle de doenças e agravos, incluindo educação, capacitação, pesquisa e ações interinstitucionais.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a instituição do comitê científico representa o fortalecimento dos pesquisadores da FVS-RCP para contribuir, de forma relevante, para o campo científico em vigilância em saúde no Amazonas.

“Os membros do comitê científico foram designados para assessorar na análise, revisão e avaliação de projetos, estudos e pesquisas científicas. O comitê também está designado para emitir pareceres e recomendações técnicas, em demandas recebidas pela Fundação da área científica de interesse da instituição”, ressalta a diretora que preside o comitê.

O diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, que atua diretamente junto ao comitê, destaca que a equipe de pesquisadores tem por finalidade realizar reuniões periódicas, que poderão ser presenciais, remotas ou híbridas para discussão de temas pertinentes à área de pesquisa em vigilância em saúde.

“Ao promover a colaboração entre pesquisadores, o comitê estimula o desenvolvimento de abordagens inovadoras, buscando soluções para a área de saúde pública, embasadas em evidências científicas”, destaca Daniel.

Parcerias científicas

Além da implementação do Comitê Técnico Assessor Científico Externo, a FVS-RCP impulsiona a produção científica por meio de parcerias com instituições de notoriedade em todo o país. Uma dessas parcerias foi firmada, por meio de termo de cooperação, com o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), em julho de 2023.

Outra oficialização de parceria ocorreu, também em julho deste ano, junto à Fundação Oswaldo Cruz - Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia).

 

 

 

FOTOS: Anne Alves/FVS-RCP | Roberto Carlos/Secom