NOTÍCIAS

HPV: Saúde do Amazonas inclui vítimas de violência sexual em grupo prioritário na vacinação contra a doença
Última atualização: 14 de Agosto de 2023 - 17:40

Em Nota Informativa, FVS-RCP informa que as vítimas podem procurar unidades de saúde para serem vacinadas

 

Como nova estratégia de prevenção ao HPV, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), emitiu, nesta segunda feira (14/08), a Nota Informativa nº 19/2023 que estabelece a inclusão de vítimas de violências sexuais como grupo prioritário para receber a vacinação contra a doença. O documento está disponível no site da FVS-RCP.

Conforme a nota, a inclusão se refere a vítimas de violência sexual de 9 a 45 anos de idade que ainda não se vacinaram contra a doença. A nota também informa que a imunização está disponível nas unidades de saúde de cada um dos 62 municípios do Amazonas que é de responsabilidade operacional das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa). Em áreas indígenas, a vacinação é ofertada pelos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

Para o paciente ter acesso ao serviço prioritário de vacinação, é necessário que o indivíduo leve a indicação de vacina com identificação médica.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que os profissionais de saúde devem implementar a inclusão do novo grupo prioritário assim que houver o recebimento da nota. “A vacinação contra o HPV é de extrema importância, devido aos riscos que o vírus representa para a saúde pública. Então, a FVS-RCP busca orientar os municípios para que essa ação seja implementada de forma imediata”, destaca.

Alexsandro Melo, chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) na Fundação, ressalta que a estratégia contribui para prevenir doenças que podem ocorrer após a violência sexual.  “Essa estratégia busca ampliar a rede de proteção, para que essas vítimas não desenvolvam uma sequela ainda maior, que seria contrair o vírus HPV através de um abuso sexual”, acrescenta.

HPV

O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

 

FOTO: Lucas Macedo/FVS-RCP 

Legenda: Vítimas podem procurar as unidades de saúde para serem vacinadas contra o HPV.