NOTÍCIAS

Risco de automedicação: Saúde do Amazonas realiza palestra para acadêmicos de farmácia
Última atualização: 18 de Agosto de 2023 - 15:03

Programação foi realizada para estudantes de farmácia de universidade particular

Fortalecendo a Campanha de Cuidados com Medicamentos e os Riscos da Automedicação, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto, vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou nesta sexta-feira (18/08), palestra sobre o Perigo da Automedicação. O evento foi realizado no auditório da Faculdade Uninorte, unidade I, localizada na Av. Joaquim Nabuco - Centro.

O tema é importante e atual de acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, e ressalta que a automedicação pode se tornar um hábito perigoso para a saúde.

"Todo medicamento ingerido por conta própria e sem orientação médica, têm consequências, desde a potencialização de efeitos colaterais e até reações adversas”, afirma.

O farmacêutico bioquímico do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) da FVS-RCP, Cláudio Fernandes, comentou sobre a necessidade desse tema na graduação.

“Muitos dos formandos necessitam ter esse conhecimento, neste sentido, a palestra busca instruí-los para evitar os perigos da automedicação e assim orientar da melhor forma seus clientes”, ressaltou.

Sarah Santos, estudante de farmácia destacou como receber esse evento é benéfico para a formação.

“A simbiose entre a fundação e faculdade contribui para a nossa formação. Trazer toda essa carga de conhecimento para essa ocasião faz com que fique claro que todos nós estamos inseridos nessa rede de combate a automedicação, e fora que isso acrescenta na hora de entrar no mercado de trabalho”, disse.

Amanda Andion, gerente do NES da FVS-RCP ressalta que a atividade de exposição mais prática busca aprofundar esse conhecimento teórico.

“Essa ação lúdica tem como objetivo sensibilizar os acadêmicos quanto ao uso racional de medicamentos e principalmente chamar atenção para os riscos que abuso pode acarretar, e alertá-los que situações mais graves é preciso procurar um apoio médico antes da medicação” enfatiza.

Programação

A programação promovida pela Gerência de Insumos Estratégicos (GIES) da FVS-RCP, foi voltada para estudantes do curso de farmácia da instituição.

No evento, estiveram presentes representantes da Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen), do Núcleo de Educação em Saúde do Amazonas (NES), Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Central de Medicamento do Amazonas (CEMA), e da rede de drogaria Farmelhor.

Ranking de Medicamentos mais usados no Brasil

Dados de pesquisas nacionais mostram que analgésicos (para dor) e antipiréticos (combatem a febre) estão na primeira colocação dos medicamentos mais consumidos sem prescrição médica. Depois vem os relaxantes musculares, seguidos por antiespasmódicos, antiácidos, antidiarreicos e vitaminas.