NOTÍCIAS

Capacitação: FVS-RCP oferece curso virtual gratuito sobre Política de Humanização na saúde pública
Última atualização: 21 de Agosto de 2023 - 09:36

O público de interesse da capacitação inclui profissionais da saúde que atuam na atenção básica, educação e saúde e vigilância

 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado em Saúde do Amazonas, oferece o curso gratuito e virtual de Política Nacional de Humanização. As aulas são oferecidas na modalidade on-line, por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD) da fundação.

O público de interesse da capacitação inclui profissionais da saúde que atuam na atenção básica, educação e saúde e vigilância. No entanto, também são contemplados no curso estudantes da área de saúde. O objetivo é a difusão das políticas humanitárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

As aulas visam desenvolver o olhar humanizado necessário para os atendimentos à saúde, a avaliação de riscos e vulnerabilidade dos pacientes, discutindo as necessidades da humanização no atendimento a cada caso específico e a discussão das políticas públicas e a humanização na área da saúde.

O curso tem carga horária de 30 horas com o conteúdo programático dividido em quatro tópicos: Humanização da assistência hospitalar e corrente filosófica do humanismo; A organização hospitalar no Brasil, o SUS e a Política Nacional de Humanização; o trabalhador da área de saúde e qualidade de vida no trabalho e o acolhimento como estratégia de vigilância em saúde.

Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, ressalta que o curso contribui para o desenvolvimento de profissionais de saúde no Amazonas. “O curso se torna importante para as estratégias de saúde, porque não aborda só as técnicas, mas sim áreas humanas que estão envolvidas com a saúde e os direitos dos trabalhadores e dos pacientes”, disse a diretora.

O tutor do curso, Michael Oliveira, que atua no CEAD da FVS-RCP, destaca o impacto positivo do curso ao contribuir para melhoria da saúde pública. “O nosso curso passa por várias áreas que são importantes na formação do profissional que vai desde a história das políticas abordadas, história do SUS, o profissional de saúde e importância dessa humanização. Então, não só os profissionais, mas todos da população são beneficiados”, destaca.

 

EaD

O Centro de Educação a Distância (CEAD) da FVS-RCP atua desde novembro de 2018. Nesse período, já cadastrou mais de 9 mil alunos. Atualmente, a plataforma conta com mais de 20 cursos em diversas áreas da Vigilância em Saúde, disponíveis de forma gratuita para a sociedade.

 

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP

LEGENDA: O curso aborda técnicas e áreas humanas envolvidas com a saúde e os direitos dos trabalhadores e dos pacientes