Entomologia: FVS-RCP fortalece vigilância de controle de vetores para municípios do Amazonas
Última atualização: 21 de Agosto de 2023 - 14:39

Curso é desenvolvido em duas semanas

Para fortalecer a vigilância entomológica no interior do Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas, inicia, nesta segunda-feira (21/08), o curso de Entomologia Aplicada aos Programas de Controle de Endemias. A programação ocorre no auditório Marilúcia Pessoa da FVS-RCP, em Manaus.

O curso é voltado para Agentes de Combate às Endemias (ACE’s) que atuam no interior do estado. O objetivo é capacitar os profissionais de saúde em programas de controle a doenças, como malária, dengue, chikungunya, zika, febre amarela, leishmaniose, e doença de Chagas.

A duração do treinamento é de duas semanas com carga horária de 80 horas. Essa qualificação será dividida em duas turmas: a primeira, para este mês de agosto, e a segunda prevista para fevereiro de 2024. O planejamento da FVS-RCP é que representantes dos 62 municípios do Amazonas recebam o treinamento até o fim do primeiro semestre de 2024.

Nesta primeira turma, estiveram representados 13 municípios do Amazonas: Alvarães, Barcelos, Canutama, Coari, Guajará, Japurá, Jutaí, Lábrea, Maués, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Santo Antônio do Içá e Tefé.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que o treinamento é uma estratégia para fortalecer a implantação e atualização da vigilância entomológica no Amazonas.

“Entendemos que é de extrema importância o contato da fundação com esses profissionais, principalmente, em uma área tão estratégica como a entomologia. Por isso, saliento que a FVS-RCP segue dando todo o apoio necessário para a qualificação de cada profissional”, enfatiza a diretora.

O subgerente de Entomologia no Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) na FVS-RCP, Ronildo Baiatone, acrescenta sobre a importância da atuação precisa na vigilância entomológica nos municípios. “É importante a capacitação dos municípios na vigilância entomológica, pois permite que essas cidades gerem indicadores que são importantes para orientar as ações de controle vetorial”, ressaltou.

Municípios

Glacicleide Silva, gerente da entomologia de Guajará (a 1.476 quilômetros de Manaus), ressalta a qualificação técnica do treinamento. “Esse curso traz um conhecimento a mais para ampliar as ações que já são feitas nos territórios e assim combatendo as mais diversas doenças que podem aparecer. Esses entomologistas são capacitados para que estejam integrados de forma qualificada nas equipes de endemias”, disse.

Para o técnico de entomologia Janderson de Paula, de Japurá (a 744 quilômetros de Manaus), o conhecimento vai implicar diretamente na melhoria dos serviços na região de fronteira do município que representa.

“Para meu município, (o treinamento) é muito bom. Por estarmos em uma região de fronteira, o fluxo de doenças é presente. Então, vou adquirir o máximo de informações que eu puder para assim estabelecer (a vigilância entomológica) de forma competente na minha cidade”, destaca.

FOTOS: Lucas Macedo/FVS-RCP

Legenda: Capacitação vai ocorrer nas duas próximas semanas