NOTÍCIAS

‘FVS na Roça’: festa tradicional conta com a participação de servidores e familiares
Última atualização: 10 de Agosto de 2023 - 16:19

A festa agostina contou com danças e comidas típicas

 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta quinta-feira (10/08), o Arraial “FVS na Roça”, festejo voltado aos funcionários da instituição e familiares. A festa agostina contou com comidas típicas, danças e atividades de lazer, além de áreas de brincadeiras para crianças, e foi realizada na sede da FVS-RCP.

Participaram da festa o grupo de dança “Cacetinho tribo do Baniwa”, o Duo de Dança do Ventre com as dançarinas Aylla Beatriz Lopes e Gabriella dos Santos. O arraial também contou com barracas de comidas típicas, a prisão de festa junina, touro mecânico, quadrilha tradicional contratada, além da quadrilha “FVS na Roça”, formada pelos funcionários da Fundação. 

Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, ressalta que a festa é um momento onde todos confraternizam. “Esse é o momento em que os servidores tiram para se confraternizar, após o trabalho que é desenvolvido na instituição. É uma ocasião de alegria, gratidão e celebrar os laços que são criados por cada um que atua na vigilância”, disse a presidente.

Sempre um entusiasta das manifestações folclóricas, o advogado Rômulo Vieira, integrante da Assessoria Jurídica (Asjur), destacou a oportunidade de dançar durante o “FVS na Roça”. “Eu sempre gostei muito dessas festas folclóricas e a quadrilha junina é uma delas. Então, estar participando da quadrilha da FVS-RCP é um momento único para celebrar essa festa tão importante para o folclore brasileiro e, melhor ainda, por estar dançando com colegas de trabalho” , ressaltou.

Amanda Andion, gerente do Núcleo de Educação em Saúde (NES) na FVS-RCP, pontuou, positivamente, as festas entre colegas de trabalho. “Esses momentos de lazer são extremamente importantes na nossa fundação. Até mesmo porque, além de nos divertir, também significa estreitar, fortalecer e integrar os laços de trabalho e assim contribuir para uma equipe unida”, destacou.

Arraial

A festa junina é uma tradicional festividade popular que ocorre durante o mês de junho. No Amazonas, a festa se estende até o mês de setembro. Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, e foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI.

 

 

 

FOTOS:  Lucas Macedo/FVS-RCP

Legenda: Festa foi realizada na sede da FVS-RCP.