NOTÍCIAS

Saúde com Agente: mais 394 técnicos se formam nesta quinta-feira (24/08)
Última atualização: 24 de Agosto de 2023 - 16:37

Ao todo foram formados 207 ACS’s e 187 ACE’s

 

Uma cerimônia marcou, nesta quinta-feira (24/08), a formatura de 394 técnicos de saúde do Programa Saúde com Agente (PSA), uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). 

A formatura ocorreu no auditório Luiz Teixeira, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na zona centro-sul de Manaus. Os novos técnicos possuem formação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e Agentes de Combate às Endemias (ACE’s) da rede de Atenção Primária à Saúde na capital. A solenidade contemplou as duas turmas do programa. 

O evento contou com a presença da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM); Escola Pública de Saúde (ESAP) da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems/AM) e 18 instrutores do curso de formação.

Na ocasião, foram formados 207 novos ACS’s e 187 ACE’s. Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, ressaltou a importância da qualificação. “Os novos profissionais agora têm as ferramentas e conhecimentos de compreensão abrangentes das melhores práticas e abordagens para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade na área técnica de Vigilância em Saúde”, destacou a diretora.

O agente de endemias na FVS-RCP Aldeijacy Cordeiro destaca que essa formação soma à intensificação das ações de saúde pública no estado.  “Os profissionais, que estão sendo formados, são a porta de entrada para o relacionamento entre o Serviço Único de Saúde e seus usuários. Então, o curso nos possibilita conhecer técnicas a partir do nosso território, políticas públicas e práticas de campo, só vem agregar a vigilância em saúde”, enfatiza o técnico.

A também agente de endemias Luscenir Martins dos Santos, da FVS-RCP, destacou que foram 10 meses de aprendizado e agradeceu pela oportunidade de fazer parte da turma do curso. “Foram meses de muito aprendizado. Esse curso é muito importante, porque nos trouxe muito informação para o nosso trabalho dentro da vigilância”, disse. 

Saúde com Agente

O Programa Saúde com Agente (PSA) é pautado nos princípios e diretrizes legais que ampliam as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE’s). O projeto tem por objetivo propiciar a qualificação e o aprimoramento teórico-prático a 200 mil agentes de saúde em todo o Brasil. 

 

 

 

FOTOS:  Anne Alves/FVS-RCP  

Legenda:  O evento de formatura ocorreu nesta quinta-feira (24/08)