FVS-RCP treina profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento para acidentes por animais peçonhentos
Última atualização: 30 de Agosto de 2023 - 10:41

Programação é uma parceria entre a FVS-RCP e o Ministério da Saúde

Fortalecendo o diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos no estado, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), em parceria com o Ministério da Saúde, realiza, nesta terça-feira (29/08) e quarta-feira (30/08), a capacitação para médicos e enfermeiros voltadas ao tratamento e diagnóstico desse tipo de acidente. A ação ocorre no Centro Universitário do Norte (Uninorte), na zona centro-sul de Manaus.

A programação é uma iniciativa anual da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde e teve o apoio do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-RCP por meio da Gerência de Zoonoses. Os públicos de interesse da ação foram médicos da capital e do interior do estado que atuam na assistência desses acidentes.

A oficina discute a realidade dos acidentes no estado, abordando temas diversos como o histórico do programa de acidentes por animais peçonhentos no estado, incluindo a criação do programa, os objetivos, as estratégias e os resultados alcançados; a produção de soros, incluindo os tipos de soros disponíveis no Brasil, o processo de produção, a validade e a conservação; a situação epidemiológica dos acidentes no Amazonas.

Também estão sendo abordados os imunobiológicos especiais, como o soro antiaracnídico e o soro antiescorpiônico, que são utilizados para tratar acidentes com esses animais; a identificação e biologia de aracnídeos e insetos, incluindo as características físicas, o comportamento e o habitat desses animais, além da abordagem clínica e terapêutica dos acidentes ofídicos, incluindo o diagnóstico, o tratamento e o manejo da dor. O evento contou com 42 municípios di interior do estado.

A enfermeira do SVSA do Ministério da Saúde, Etna Leal, destacou que esse treinamento implica em uma atenção básica mais capacitada. “É muito importante esse tipo de treinamento para esses profissionais, até mesmo porque, na graduação, não é tão abordado. Então, essa capacitação instrumentaliza os conhecimentos desses profissionais e aumenta no tratamento e segurança do paciente”, enfatizou.

A enfermeira Carla Virgínia, chefe do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas da SES-AM, ressalta a importância do trabalho integrado. “Sem dúvidas a estratégia de solução dos problemas apresentados é essa: trazer os profissionais para aprender, colocar à disposição os recursos materiais e de pessoas para que, em conjunto, possamos dar uma solução comum lá na ponta”, enfatiza.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatizou o papel da FVS-RCP na capacitação. “Os profissionais de saúde desempenham um papel crucial no tratamento de acidentes por animais peçonhentos. Por isso, estamos fortalecendo, através dessa parceria com o Ministério da Saúde, a capacitação desses profissionais para que haja diagnóstico, medicação e monitoramento qualificado nos municípios”, disse.

Elder Figueira, chefe do DVA da FVS-RCP, aponta que o treinamento busca prevenir a população do agravamento dos acidentes por animais peçonhentos. “Estamos fortalecendo estratégias para salvar vidas e evitar amputações devido a acidentes por animais peçonhentos. Entendemos que temos que dar todo o apoio aos profissionais para que possam levar esse conhecimento para suas realidades, oferecendo um tratamento mais qualificado para a população”, destaca.

O apoiador em saúde de Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus), Fábio Pereira, parabenizou a iniciativa das instituições para capacitar os profissionais e salientou que, devido à realidade geográfica do Amazonas, o curso vem contribuir para evitar óbitos relacionados a acidentes por animais peçonhentos.

“Preparar e instrumentalizar os profissionais de saúde para lidar com essa demanda é muito importante, ainda mais na região amazônica que é bastante vulnerável. Então, capacitar os profissionais evita fatalidades”, acrescenta Fábio.

Treinamento

O evento ocorre até esta quarta-feira (29/08) e tem o objetivo de reforçar a atenção para o diagnóstico e tratamento nos acidentes com animais peçonhentos. No Amazonas, o armazenamento e a distribuição de soros imunobiológicos é realizada pelo Centro de Armazenamento de Imunobiológicos da FVS-RCP.

FOTOS: Lucas Macedo /FVS-RCP

Legenda: Evento ocorre até quarta-feira (29/08).