NOTÍCIAS

Capacitação: FVS-RCP participa de treinamento sobre anomalias congênitas no pré-natal e nascimento
Última atualização: 30 de Agosto de 2023 - 18:46

Oficina é uma iniciativa do Ministério da Saúde

 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), participou, nesta quarta-feira (30/08), da Oficina de Capacitação sobre o Diagnóstico e Notificação de Anomalias Congênitas no Pré-Natal e ao Nascimento. O evento foi realizado no auditório do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), zona centro-sul de Manaus.

A iniciativa é do Ministério da Saúde. No Amazonas, participam equipes técnicas da SES-AM e da FVS-RCP. O público-alvo da capacitação são médicos e enfermeiros envolvidos na área de obstetrícia e puericultura (acompanhamento periódico) do recém-nascido.

A oficina é ministrada por especialistas do Amazonas em parceria com assessores técnicos do Ministério da Saúde e contém atividades teóricas e práticas que abordam conceitos gerais de fatores de risco para recém-nascidos.

A capacitação também inclui treinamento sobre o Sistema de Informações de Nascidos Vivos (Sinasc), sistema do Ministério da Saúde. Pela FVS-RCP, participaram técnicos que atuam na vigilância de anomalias congênitas, como toxoplasmose, síndrome congênita associada ao zika e síndrome da rubéola congênita.

“As ações de vigilância em saúde são importantes para identificar os casos, traçar cenários e criar políticas públicas para propor medidas em parceria com a assistência em saúde”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Diego Queiroz, do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, acrescenta que o monitoramento ocorre junto aos municípios do estado. “Enquanto vigilância em saúde, a FVS monitora casos notificados no sistema de informação com apoio técnico aos municípios quanto às ações de vigilância em saúde”, disse.

Também participaram da iniciativa os técnicos da FVS-RCP: Aldaíza Coelho, do DVE, Alcenir Nogueira, da Rede Estadual de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (REVEH).

 

Anomalias congênitas

As anomalias congênitas são anormalidades que podem ser estruturais ou funcionais, que ocorrem durante a gestação. Eles têm origem genética, infecciosa, ambiental ou nutricional, embora, em muitos casos, não seja possível identificar a causa. 

 

 

Fotos: Lucas Macedo/FVS-RCP  

Legenda: No evento estiveram presentes médicos e enfermeiros.