Capacitação: Profissionais de Saúde participam de workshop sobre prevenção às infecções hospitalares
Última atualização: 19 de Setembro de 2023 - 16:32

Orientações buscaram aprimorar técnicas de limpeza que são usadas nas unidades hospitalares

A Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou na terça-feira (19/09), o Workshop de Limpeza e Desinfecção de Ambientes Hospitalares. A programação é iniciativa da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss) e ocorreu no auditório do órgão.

Participaram do evento os profissionais de saúde que compõem a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) das unidades hospitares da capital. Durante a capacitação foi apresentado orientações relativas as técnicas e produtos usados na prevenção de infecções hospitalares.

A diretora presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou que essa qualificação contínua é essencial para manter os profissionais atualizados. “Faz parte do nosso planejamento institucional realizar eventos como este, para fortalecer as ações mais efetivas no controle de infecção, dentro dos serviços de saúde”, enfatizou.

Segundo Yanna Freire, apoiadora técnica do Ceciss da FVS-RCP, as atualizações dos profissionais implicam em ações mais precisas no combate às infecções hospitalares.

“O aprimoramento das técnicas de limpeza e desinfecção nos ambientes de saúde, principalmente nas áreas críticas dos serviços, é de grande valia no combate  e controle de microrganismos, assim impedindo a sua disseminação”, disse.

Presente no treinamento, Gabriela Ramos, integrante do CCIH do Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto comentou que a capacitação é pensada no melhor atendimento ao paciente.

“Nós como controladores de infecção hospitalar, precisamos estar por dentro das atualizações técnicas de serviços e produtos usados nesse meio. Pois usando as boas práticas em segurança conseguimos oferecer um melhor serviço ao paciente”, destacou.

Unidades Hospitalares

Participaram no evento representantes das seguintes unidades de saúde: Hospital e Pronto Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo; Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado; Hospital de Aeronáutica de Manaus, Hospital Infantil Dr. Fajardo; Hospital e Pronto Socorro da Criança Zona Leste e Zona Sul;, Hospital Universitário Francisca Mendes; Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto; o Hospital Adventista de Manaus; Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas; Unidade de Pronto Atendimento José Rodrigues; Policlínica Governador Gilberto Mestrinho; Maternidade Balbina Mestrinho, Maternidade Dona Nazira Daou; Maternidade Dona Lindu; SPA Joventina Dias; Centro de Hemodiálise do Amazonas; SPA São Raimundo; SPA Alvorada; e a Maternidade Moura Tapajoz.

Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

Atua em todas as unidades do hospital e junto a todos os serviços visando prevenir e evitar a Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. A equipe do CCIH é responsável por executar as ações necessárias para a identificação precoce das infecções hospitalares, a fim de garantir a segurança total dos pacientes.

FOTO: Lucas Macedo/FVS-RCP

Legenda: Profissionais compartilharam experiências de cada unidade em que atuam no Controle de Infecção Hospitalar.