NOTÍCIAS

Segurança do Paciente: FVS-RCP participa do I Congresso e Simpósio Norte de Qualidade e Segurança do Paciente
Última atualização: 21 de Setembro de 2023 - 17:08

Evento busca debater e estabelecer novos conhecimentos na cultura de segurança.

 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RC), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) participou nesta quinta-feira (21/09), da abertura do I Congresso e Simpósio Norte de Qualidade e Segurança do Paciente. O evento ocorreu no Centro de Convenções Vasco Vasques e segue até o próximo dia 23 de setembro.

Na ocasião estiveram presentes representantes da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss) da FVS-RCP. O objetivo do evento é debater estratégias para a redução dos riscos e danos associados ao cuidado em saúde, além de trocar experiências exitosas em relação à segurança do paciente na região.

Para a diretora presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a iniciativa é pioneira. “O tema é de interesse dos profissionais da vigilância que atuam e buscam sempre o fortalecimento da qualidade e da segurança do paciente em suas unidades de saúde”, salientou a diretora da FVs-RCP, Tatyana Amorim.

A coordenadora do Ceciss da FVS-RCP, Evelyn Campelo destacou o intercâmbio dos profissionais no evento.

“O evento reúne os especialistas nacionais e internacionais na área de segurança do paciente para trocar informações e divulgar conhecimentos e experiências exitosas e assim contribuir com a qualidade no serviço da assistência e assim, reduzir os riscos no ambiente de saúde” disse.

De acordo com a idealizadora do evento, Liane Cavalcante, o tema do congresso é de relevância internacional.

“A segurança do paciente é uma preocupação de todos os sistemas de saúde do mundo é tema de uma ação global. Por isso os objetivos estratégicos do congresso passam por estabelecer políticas de danos evitáveis nos cuidados de saúde, dessa forma defender a segurança do paciente”, enfatizou.

Programação

Durante o evento, os assuntos abordados são relacionados às pessoas, processos e tecnologia como: Cuidados Centrados no Paciente, Desenvolvimento e Engajamento das Equipes para a Melhoria da Qualidade, Sustentabilidade Nas Boas Práticas; Os Impactos dos Resultados Obtidos nas Organizações de Saúde e a Transformação que a Tecnologia permite na Melhoria dos Cuidados.

Participante do evento, Igor Tavares, do Hospital de Aeronáutica de Manaus, ressaltou as novas tecnologias apresentadas. “Espaços como esses são importantes porque estimulam em nós profissionais a cultura de buscar e identificar novos meios para atuar na segurança do paciente, isso vai desde as ações mais simples até as mais complexas”,  destacou, Igor.

FOTO: Lucas Macedo/FVS-RCP  

Legenda: Discussões sobre a segurança do paciente ocorrem até o próximo sábado