FVS-RCP realiza Oficina de Implementação do Processo de Trabalho Integrado
Última atualização: 21 de Setembro de 2023 - 17:42

O treinamento foi conduzido pelos técnicos da Assessoria de Auditoria e Controle (AAUDIT)

Fortalecendo o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), a Fundação de Vigilância de Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), realizou na primeira quinzena de setembro, a Oficina de Implementação do Processo de Trabalho Integrado, com foco nas metas dos indicadores do PQA-VS, no munícipio de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus).

O treinamento ocorreu entre os dias 11 a 15 de setembro e foi conduzido pelos técnicos da Assessoria de Auditoria e Controle (AAUDIT), da FVS-RCP, para os profissionais de saúde responsáveis pela vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental, saúde do trabalhador e em especial as equipes da estratégia saúde da família que realizam a atualização dos indicadores na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Itacoatiara).

A diretora presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, comentou que o cumprimento na atualização dos indicadores representa um marco para a vigilância em saúde por definir compromissos e responsabilidades para as três esferas de governo.

“Os indicadores atualizados geram financiamento e apoio técnico, tanto estadual como municipal, e desta forma, é possível investir em iniciativas que garantam as melhorias na vigilância em saúde”, disse a diretora da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A assessora da auditoria da FVS-RCP, Edylene Pereira, ressalta que é preciso discutir quais os problemas são adequados para buscar bons resultados.

“É importante as equipes identificarem os problemas nas próprias unidades básicas e nos respectivos sistemas de informação e então discutir sempre essas soluções”.

Presente no treinamento, Cristianne Benevides, coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica da Semsa-Itacoatiara, destacou a importância de integração do processo de trabalho entre a vigilância e atenção básica.

“Estávamos ansiosos para que a FVS-RCP proporcionasse esse tipo de oficina aos municípios. Com certeza toda a área técnica que participou se tornará multiplicadora das informações repassadas”, disse a coordenadora de vigilância epidemiológica da Semsa- Itacoatiara, Cristiane Benevides.

Outra participante da oficina, a representante da coordenação de atenção básica da secretaria, Sandra Araújo, esclareceu as dúvidas referentes ao tempo para atualização dos indicadores.

“A oficina foi muito proveitosa, veio no momento certo, conseguimos enxergar a importância de alcançar os indicadores, para a melhoria no setor saúde do município”, acrescentou a representante da Coordenação de Atenção Básica, Sandra Araújo.

A capacitação busca qualificar as áreas de vigilância em saúde e atenção básica do município, na elaboração de um plano de ação que inclua desde a identificação e as prioridades para solucionar os principais entraves e assim promover a saúde de acordo com às necessidades locais.

FOTO: Divulgação/FVS-RCP