NOTÍCIAS

Informe atualiza cenário de Rabdomiólise por Doença de Haff, nesta segunda-feira
Última atualização: 25 de Setembro de 2023 - 16:43

Boletim passa a ser divulgado em sazonalidade da síndrome

 
 
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM), divulga, nesta segunda-feira (25/09), o Informe Epidemiológico semanal com o cenário de rabdomiólise por Doença de Haff no Amazonas. O documento é divulgado às segundas-feiras e está disponível em: www.fvs.am.gov.br.
 
No Amazonas, de janeiro até esta segunda-feira (25/09), foram notificados 86 casos, sendo 49 compatíveis, 24 descartados e 13 em investigação. Os casos compatíveis correspondem a pessoas residentes em Itacoatiara (36), Manaus (7), Manacapuru (3), Parintins (2) e Nova Olinda do Norte (1). Não há óbitos relacionados à doença.
 
A FVS-RCP esclarece que a equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) no Amazonas realiza rastreio, em parceria com as equipes de Vigilância Epidemiológica municipais, sobre a identificação dos casos que atendem à definição de caso suspeito de rabdomiólise compatível com a Doença de Haff, resultando no quantitativo de 49 casos compatíveis.
 
Serviço de Saúde
A FVS-RCP destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de rabdomiólise.
 
Sobre a rabdomiólise
A rabdomiólise é uma síndrome que pode ocorrer em função de agravos diversos, como traumatismos, atividades físicas excessivas e infecções, ou ainda devido ao consumo de álcool e outras drogas. Quando associada ao consumo de pescados, a síndrome é denominada doença de Haff.
 
Os sinais e sintomas mais frequentes, entre os casos compatíveis, são: mialgia, mal-estar, náuseas, fraqueza muscular, dor abdominal, vômito e urina escura.
 
FOTO: Anne Alves/FVS-RCP
 
Legenda: Informe volta a ser divulgado semanalmente