FVS-RCP participa da Jornada Nacional de Imunização
Última atualização: 25 de Setembro de 2023 - 17:58

O evento ocorreu entre os dias 20 e 23 de setembro, na cidade de Florianópolis

Representantes da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e profissionais que atuam no fortalecimento da vacinação reuniram-se durante a XXV Jornada Nacional de Imunização da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM), para discutir os desafios sobre o tema. O evento ocorreu entre os dias 20 e 23 de setembro, na cidade de Florianópolis.

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, falou sobre a importância do tema. “Este evento é de relevância nacional e foi uma oportunidade para os nossos técnicos de apresentarem a realidade do Amazonas, bem peculiar, no avanço e desafios diários na busca da imunização”, revelou.

Na ocasião, a subgerente de imunização da FVS-RCP, Cleia Soares, apresentou a execução da Campanha Nacional contra à Covid-19, feita em etapas.

“Nós profissionais de imunização da FVS-RCP consideramos como uma experiência exitosa, o recebimento e distribuição dos primeiros lotes de vacina contra a Covid-19, no pior momento da crise sanitária em que vivíamos, com agilidade para os 62 municípios, considerando a dificuldade de logística, tendo aeroportos e portos fechados, com uma mobilização intersetorial e interinstitucional para alcançar o resultado, relatou a subgerente, Cleia Soares, durante o evento.

Entre os bons resultados, Cleia destacou sobre a ampliação da Rede de Frios, tornando-se, o primeiro Centro de Imunobiológicos do Amazonas, inaugurado em janeiro deste ano.

“Os desafios são permanentes na região amazônica, e ainda é motivo de orgulho e faz parte da nossa história na imunização, a distribuição de mais de 200 mil doses em cinco dias para todos os municípios do Amazonas em 2021”, comemorou Cleia.

A programação da jornada incluiu atividades interativas, para promover o intercâmbio de ideias e experiências entre os profissionais de imunização. A SBIm é uma entidade científica que tem como principais missões oferecer oportunidades de atualização científica e atualização, elaborar calendários e manuais, atuar junto aos órgãos públicos e participar das decisões do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

FOTO: Divulgação/FVS-RCP