NOTÍCIAS

Informe atualiza cenário de Rabdomiólise por Doença de Haff nesta segunda-feira
Última atualização: 2 de Outubro de 2023 - 19:21

O documento está disponível em: www.fvs.am.gov.br.

 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM), divulga, nesta segunda-feira (02/10), o Informe Epidemiológico semanal com o cenário de rabdomiólise por Doença de Haff no Amazonas. O documento é divulgado às segundas-feiras e está disponível em: www.fvs.am.gov.br.

No Amazonas, de janeiro até esta segunda-feira (02/10), foram notificados 87 casos, sendo 56 compatíveis, 25 descartados e 6 em investigação. Os casos compatíveis correspondem a pessoas residentes em Itacoatiara (38), Manaus (8), Manacapuru (3), Parintins (2), Careiro da Várzea (2), Nova Olinda do Norte (1), Borba (1) e Silves (1). Não há óbitos relacionados à doença.

A FVS-RCP esclarece que a equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) no Amazonas realiza rastreio, em parceria com as equipes de Vigilância Epidemiológica municipais, sobre a identificação dos casos que atendem à definição de caso suspeito de rabdomiólise compatível com a Doença de Haff, resultando no quantitativo de 56 casos compatíveis.

Serviço de Saúde

A FVS-RCP destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de rabdomiólise.

Sobre a rabdomiólise

A rabdomiólise é uma síndrome que pode ocorrer em função de agravos diversos, como traumatismos, atividades físicas excessivas e infecções, ou ainda devido ao consumo de álcool e outras drogas. Quando associada ao consumo de pescados, a síndrome é denominada doença de Haff.

Os sinais e sintomas mais frequentes, entre os casos compatíveis, são: mialgia, mal-estar, náuseas, fraqueza muscular, dor abdominal, vômito e urina escura.

FOTO: Anne Alves/FVS-RCP

Legenda: Informe é divulgado às segundas-feiras