Instituições de saúde do Amazonas assinam plano para fortalecer a cultura de segurança do paciente
Última atualização: 3 de Outubro de 2023 - 21:39

Assinatura marcou o encerramento do “Roadshow – Segurança do Paciente: Unidos para fortalecer a cultura de segurança” em 2023

Cinco instituições de saúde do Amazonas assinaram, na noite desta terça-feira (3/10), um plano de ação colaborativo para fortalecer a cultura de segurança do paciente no estado. A assinatura ocorreu durante o encerramento do projeto “Roadshow – Segurança do Paciente: Unidos para fortalecer a cultura de segurança” 2023, no auditório da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

O projeto nasceu na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). A programação é coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em parceria com o Hemoam, FCecon, Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz.

A iniciativa itinerante é realizada em alusão aos dez anos de segurança do paciente no país e as instituições que fazem parte do projeto e a Secretaria de Estado de Saúde assinaram um plano de ação colaborativo. Também participaram da assinatura o Conselho Federal de Farmácia e o Conselho Regional de Enfermagem.

Dentre as ações previstas, está a realização de reuniões periódicas para avaliação e monitoramento do progresso das ações relacionadas à segurança do paciente; a implementação de um indicador para medir a cultura de segurança nas instituições; e a criação de grupos de trabalho multidisciplinares para discutir desafios, compartilhar boas práticas e desenvolver soluções inovadoras em segurança do paciente.

Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a carta de compromisso vai institucionalizar estratégias no âmbito da segurança do paciente.

“São importantíssimos exemplos exitosos para que possamos difundir para outros hospitais e mostrar que é possível garantir segurança e qualidade na assistência que prestamos dentro dos serviços de saúde”, disse Amorim.

Roadshow

O roadshow passou pelas instituições parceiras entre 12 e 26 de setembro. Hoje, finalizou as atividades na FCecon. Em cada uma das unidades, abordou uma temática diferente relacionada à segurança do paciente.

Na FCecon, o evento mostrou os avanços que ocorreram no quesito segurança do paciente nos últimos anos, através de palestras e estações temáticas com exposição dos protocolos seguidos no centro cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Central de Material Esterilizado (CME), nas enfermarias e uma estação específica do enfrentamento à covid-19 na fundação.

“Cada instituição tem um DNA diferente e experiências diferentes em relação à segurança do paciente. Está sendo muito enriquecedor essa troca de experiência. O hospital Cecon está há quatro anos em alta conformidade, segundo a Anvisa, na segurança do paciente e estamos passando a nossa experiência”, disse o diretor-presidente em exercício da FCecon, Marco Antônio Rocha.

Alta conformidade

Desde 2019, a Fundação Cecon é avaliada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com alta conformidade na segurança do paciente, graças à implementação de protocolos de adesão à higienização das mãos, prevenção de infecções hospitalares, protocolos de prevenção a quedas, cirurgia segura, dentre outros.

O trabalho é coordenado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), implantado na FCecon em 2016. O setor realiza o acompanhamento e treinamento das equipes assistenciais, como UTI adulto e enfermarias, conforme a gestora do NSP, Marielle Martins.

FOTOS: Arthur Castro / Secom