Saúde intensifica prevenção a doenças relacionadas à estiagem em municípios do interior do Amazonas
Última atualização: 31 de Outubro de 2023 - 15:13

Equipes reforçam todas as áreas de vigilância municipal

Fortalecendo as ações de prevenção a doenças relacionadas à estiagem, a Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), cumpre cronograma de visitas técnicas de suporte a municípios atingidos pela estiagem no interior do estado por meio do Centro de Operações de Vigilância em Saúde (COVs).

As visitas incluem suporte técnico a: Atalaia do Norte, Autazes, Benjamin Constant, Beruri, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Novo Airão, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tefé.

Durante as visitas técnicas, os profissionais da Fundação realizam atividades de apoio de vigilância em saúde dos municípios, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa), nas áreas de vigilância ambiental, epidemiológica, sanitária e laboratorial, além de reforçar as equipes de assistência em saúde municipais.

“Os municípios atuam executando planos de contingência já estabelecidos para prevenir e mitigar danos à saúde pública. Desde agosto, estamos alertando, junto às Semsas, para prevenção de doenças e agravos no contexto da estiagem. As visitas in loco nas comunidades fortalecem a ação de resposta em tempo oportuno”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Outro ponto reforçado é o preenchimento correto de dados das doenças nos sistemas de notificação oficiais do Ministério da Saúde, fundamentais para análise do cenário epidemiológico das doenças. As equipes da FVS-RCP também coletam amostras de água para identificar agentes de doenças que podem estar circulando, para além dos dados epidemiológicos notificados.

É também nas visitas técnicas que é reforçado o uso de hipoclorito de sódio a 2,5% para prevenção de doenças de veiculação hídrica e alimentar. Somente em 2023, a FVS-RCP gerenciou a distribuição de 3,9 milhões de frascos do líquido para desinfecção de água nos municípios do Amazonas. O produto é entregue, de forma gratuita, pelas Semsas, para pessoas que estão sem acesso à água própria para consumo humano.

Reforço nacional

As ações de monitoramento da vigilância em saúde incluem a participação do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). De acordo com o diretor do departamento de Emergências em Saúde Pública do MS, Márcio Garcia, a esfera federal atua de forma integrada junto ao Governo do Estado.

“As equipes estão trabalhando juntas. Estamos focados em trabalhar junto aos municípios sob maior risco para poder centrar os esforços nesses municípios. Estados aprimorando o monitoramento de doenças e agravos prioritários com a situação da seca e da estiagem”, destaca Márcio Garcia, do MS.

Pela OPAS, o oficial nacional em Emergências em Saúde Pública, Rodrigo Frutuoso, destaca a importância do desenvolvimento das ações para prevenir os impactos da estiagem na saúde pública. “É necessário que tenhamos em mente todos os impactos que a estiagem pode causar na saúde da população e ter claro quem podem ser os atores necessários para potencializar a nossa capacidade de resposta”, acrescentou Rodrigo.

FOTOS: Anne Alves/FVS-RCP, Divulgação/FVS-RCP

Legenda: Visitas técnicas seguem junto aos municípios.