Amazonas recebe 1 milhão de doses de vacina contra a gripe nesta quarta-feira
Última atualização: 1 de Novembro de 2023 - 11:23

Imunizante é destinado à campanha contra influenza

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), recebeu, nesta quarta-feira (1º/11), cerca de 1 milhão de doses de vacina contra a gripe.

Com o carregamento de doses, o Estado recebeu 100% dos imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde (MS) para a edição deste ano da Campanha de Vacinação contra a Influenza no Amazonas que são realizadas pelas Secretarias Municipais de Saúde.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que o Programa Estadual de Imunização mantém de forma permanente o contato direto com as secretarias municipais de saúde para informar a chegada de novos imunizantes, como também, para monitorar o estoque de vacinas de rotina do calendário anual.

“Entre as estratégias a serem adotadas pelas prefeituras municipais incluem ofertar todas as vacinas do calendário de vacinação, os imunizantes contra a Covid-19, além da influenza em seus territórios”, disse Tatyana.

As doses foram armazenadas no Centro de Imunobiológicos do Amazonas, na FVS-RCP, e estão sendo distribuídas aos municípios do Amazonas mediante a retirada programada pelas Secretarias Municipais de Saúde, junto à coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização.

Campanha

A vacina contra a influenza está disponível a partir do dia 13 de novembro, para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (após parto até 45 dias), trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente e caminhoneiros.

A campanha de vacinação contra a Influenza tem como meta atingir 90% de cada um desses grupos prioritários elegidos pelo MS. Detalhamento sobre a campanha consta na nota informativa Conjunta, Nº 022/2023, da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra.  Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), disponível em:  https://abre.ai/g9Ql.

A vacinação segue até dia 12 de dezembro. A partir deste ano, a Campanha de Vacinação contra Influenza no Amazonas passa a ser realizada no 2º semestre, em novembro, atendendo o período sazonal de infecções por influenza que estão associados aos períodos de maior umidade.

FOTO: Letícia Araújo/FVS-RCP

Legenda: Vacinas estão armazenadas na FVS-RCP