Estiagem: Saúde alerta gestores municipais do Amazonas sobre ações relativas à saúde do trabalhador
Última atualização: 3 de Novembro de 2023 - 16:05

Orientações são direcionadas às Secretarias de Municipais de Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), emite, nesta sexta-feira (03/11), o segundo alerta às Secretarias Municipais de Saúde para intensificação das ações de saúde, em especial orientações para o trabalhador. As orientações constam na Nota Informativa nº 23/2023 atualizada, disponível no site da FVS-RCP (https://abre.ai/ha6a).

As recomendações incluem o alerta para identificar os riscos à saúde presentes no ambiente de trabalho, como também identificar os grupos ocupacionais expostos a maior risco neste período de extremo calor. Entre as ações e cuidados que devem ser adotadas, incluem desenvolver ações de capacitação e treinamento das equipes de saúde, tanto da vigilância quanto da assistência, para atenção à saúde dos trabalhadores e seus agravos.

O documento recomenda, também, que serviços a céu aberto ou ao ar livre sejam realizados de preferência em turnos com menor incidência solar, sem prejuízo da jornada de trabalho, na impossibilidade inserir pausas intrajornadas, como também o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) do tipo: vestimentas leves; com braços, antebraços e pernas cobertos por tecidos adequados à temperatura elevada.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça a atenção para a prevenção e monitoramento das doenças diarreicas agudas. Apenas no mês de outubro, o Governo distribuiu mais de 1 milhão de frascos de hipoclorito de sódio a 2,5%, usado no tratamento da água.

"A FVS reforçou o envio do hipoclorito junto às secretarias municipais de saúde, que são responsáveis pela distribuição em seu território, para que alcancem ainda mais pessoas que necessitam fazer o tratamento da água”, explica a diretora.

FOTO: Anne Alves/FVS-RCP

LEGENDA: Hipoclorito de sódio a 2,5% pode ser usado para o tratamento da água para consumo humano.