Importância dos sistemas de vigilância em saúde no Amazonas é pauta em simpósio sobre Saúde Digital
Última atualização: 16 de Novembro de 2023 - 17:43

I Simpósio de Saúde Digital ocorre na UEA

A importância dos sistemas de vigilância em saúde no Amazonas é pauta do I Simpósio de Saúde Digital da Universidade do Estado do Amazonas, nesta quinta-feira (16/11). O assunto é apresentado pela Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde, localizado no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.

Na programação, a Fundação foi representada pela equipe do Núcleo de Sistema de Informação (Nusi) que participou da mesa-redonda ambientada na Atenção Primária à Saúde (APS): “Ferramentas disponíveis para saúde digital na APS – Teleconsultoria, Teleconsulta e Telerregulação”.

A discussão, que contou com profissionais e acadêmicos de Saúde, fortalece o debate sobre a importância dos sistemas de informação do Ministério da Saúde disponíveis para controle epidemiológico, de nascimento e de óbito.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que os sistemas de monitoramento são ferramentas para selecionar dados e transformá-los em informação de saúde. “Esses sistemas são componentes que atuam de forma integrada e articulada para atingir o propósito de processamento e análise de informação de interesse de saúde pública”, destaca a diretora.

O apoiador técnico do Nusi Erian Santos destaca que esse simpósio possibilita sensibilizar médicos, enfermeiros, técnicos e estudantes para a importância do preenchimento correto das fontes de dados referentes a esses sistemas, pois, dessa forma, é possível enfatizar a importância do uso dessas estratégias de informação na identificação dos perfis epidemiológicos da população.

“Essa discussão é muito pertinente para a questão de saúde pública no Amazonas, até mesmo por envolver vários atores do estado. Então, debater sobre o preenchimento correto desses sistemas ajuda a identificar qual o viés epidemiológico da comunidade”, enfatiza Erian.

Sistemas de Vigilância

Os sistemas de vigilância em saúde atuam, de forma integrada, através de mecanismos de coleta, processamento, análise e transmissão da informação necessária e oportuna para implementar processos de decisões no sistema de saúde.

Os principais sistemas de informações correspondem ao de mortalidade (SIM), de nascimento (SINASC), ambulatorial (SIA-SUS), de internações hospitalares (SIH), de notificações de doenças (SINAN), de atenção básica (SIAB).

FOTO: Júnior Santos/FVS-RCP

Legenda: Participação da FVS-RCP ocorre nesta quinta-feira (16/11).