Reconhecimento: FVS-RCP entrega certificado de alcance de exames de diagnóstico de tuberculose a laboratórios em Manaus
Última atualização: 17 de Novembro de 2023 - 14:23

O reconhecimento é alusivo à realização do Teste Rápido Molecular para Tuberculose no período de janeiro a julho de 2023

A Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), entregou, nesta sexta-feira (17/11), o certificado de meta atingida na realização de exames de Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB) aos laboratórios que realizam o exame em Manaus.

A meta é referente ao comparativo entre o primeiro semestre de 2023 em relação ao de 2022 e o alcance da realização de exames TRM-TB igual ou superior ao valor de 2022 (janeiro a julho). O resultado obtido foi de 39,40%.

A entrega dos certificados ocorreu, no auditório da Policlínica Cardoso Fontes, em Manaus, durante encontro do Comitê Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas, uma iniciativa conjunta entre as gestões governamentais e a Sociedade Civil organizada no combate à doença.

O certificado foi recebido pela FVS-RCP, por meio do Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT) no Amazonas no Encontro Nacional de Coordenações de Programas de Tuberculose do país, realizado, no dia 18 de outubro, em Brasília.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatiza a importância da ação integrada para alcance da meta de exames, o que impacta nas ações de saúde contra a tuberculose. “A iniciativa reúne Sociedade Civil e gestores de saúde, de educação e de pesquisa.  São nesses espaços que gestores de saúde e Sociedade Civil  para o enfrentamento da doença”, afirma.

Representando a FVS-RCP no evento, a coordenadora do PECT-AM, Lara Bezerra, realizou a entrega e ressaltou a ação integrada composta por instituições do Amazonas. “Essa certificação envolve outros laboratórios que estão no interior do estado, como os municípios de Parintins, Humaitá, Tefé, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Itacoatiara e Coari. Todos contribuem para o alcance da meta”, disse.

O coordenador do Comitê Estadual de Controle da Tuberculose, representante da Sociedade Civil, Euclides Souza, ressalta a importância do estado alcançar a meta de realização de exames TRM-TB. “A entrega desses certificados é importante para agradecer e incentivar os parceiros e profissionais da saúde pelo trabalho desenvolvido em prol dos pacientes e da população em geral”, afirmou.

O comitê completa 16 anos de criação em 2023 e tem como objetivo fortalecer as ações de combate à tuberculose para a eliminação da doença como um problema de saúde pública.

Parceiros

Dentre os parceiros do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), estão a Fundação de Medicina Tropical - Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Policlínica Cardoso Fontes, Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto e laboratórios distritais da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Norte, Sul, Leste e Oeste).

Reconhecimento em Brasília

Em outubro deste ano, o PECT-AM participou do Encontro Nacional de coordenações de Programas de Tuberculose, em Brasília, onde o Amazonas recebeu certificado de meta atingida na realização de exames de Teste Rápido Molecular para Tuberculose no comparativo entre o primeiro semestre de 2023 em relação ao de 2022.

Além do certificado, o Estado também recebeu menção honrosa por ser o estado com a maior proporção de tratamentos para Infecção Latente da Tuberculose (ILTB) com a utilização do regime encurtado com Isoniazida (H) e Rifapentina (P), o “3HP”, referindo-se ao alcance de agosto de 2021 a agosto de 2023, período em que o esquema foi implantado no Sistema Único de Saúde (SUS).

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

Legenda: Entrega de certificados ocorreu nesta sexta-feira (17/11)