Vigilância epidemiológica: Saúde realiza visitas técnicas em 27 municípios do interior do Amazonas
Última atualização: 23 de Novembro de 2023 - 09:31

Capacitação de profissionais ocorre para uma vigilância mais ativa e sensível no serviço

A Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas–Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), divulga, nesta quinta-feira (23/11), um balanço de 27 visitas técnicas da Vigilância Epidemiológica em 18 municípios do Amazonas.

Os dados são referentes ao período de janeiro a outubro de 2023 e fazem parte do planejamento institucional da Fundação, em atuar com suporte na identificação de desafios e necessidades específicas de cada município. As visitas são uma forma diferenciada de capacitar os profissionais da vigilância em saúde sobre a prevenção de agravos, a partir da importância e fortalecimento de vínculos entre coordenadores da rede estadual e municipal para uma vigilância mais sensível e especializada.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, acrescenta sobre a importância de manter o apoio junto aos municípios para o fortalecimento da vigilância em saúde. “O nosso monitoramento é permanente e contínuo com as secretarias municipais de saúde. Dessa forma integrada, apoiamos os municípios respeitando suas especificidades de território”, destaca a diretora.

A gerente de Vigilância de Doenças Transmissíveis do (GVDT), Noélia Araújo, também destaca sobre a importância dessa estratégia. “As visitas são realizadas de acordo com a necessidade de suporte pelos municípios e a sazonalidade das doenças”, afirma.

Municípios

Os municípios que receberam a visita técnica de janeiro a outubro foram: Humaitá, Tabatinga, Tonantins, Jutaí, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Iça, Ipixuna, Manacapuru, Maraã, Iranduba, Presidente Figueiredo, Borba, Careiro Castanho e Alvarães, Parintins, Tefé, São Gabriel da Cachoeira e Lábrea.

FOTOS: Divulgação/RVS-RCP

Contato para imprensa: Assessoria de Comunicação da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP): Maíra Pessoa Fragoso (3182-8523 e 98403-8627) e Girlene Medeiros (98103-6963).