NOTÍCIAS

Capacitação: Lacen participa de treinamento de brigadas de incêndio
Última atualização: 24 de Novembro de 2023 - 17:06

A programação contemplou conhecimento teórico, reconhecimento do ambiente, práticas e simulações

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), promoveu nos dias 16/11 (quinta-feira) e 17/11 (sexta-feira), o curso de formação de Brigada de Incêndio realizado pela Organização do Comitê de Biossegurança no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). O conteúdo programático contemplou conhecimento teórico, reconhecimento do ambiente, práticas e simulações.

A iniciativa é feita pelo Comitê de Biossegurança do Lacen e contou com o apoio da Gerência de Engenharia e Segurança do Trabalho (GEST) da FVS, e teve o objetivo de qualificar servidores do órgão para agir de maneira eficaz e segura em situações de emergência relacionadas a incêndios no ambiente de trabalho.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a atuação na formação de uma brigada de incêndio faz parte do planejamento de treinamentos da instituição. “O alerta é permanente, e a capacitação dos brigadistas de incêndio é necessária para prevenir e evitar o risco de incêndio no ambiente de trabalho”, salientou.  

De acordo com o instrutor do curso, o gerente de Engenharia e Segurança no Trabalho (GEST), que pertence à FVS-RCP, Wanderley Brasil, toda instituição tem sua particularidade ao risco de incêndio e se não houver prevenção em qualquer momento pode ocorrer uma emergência.

“A brigada transmite segurança aos colaboradores do Lacen, pois o treinamento também serve para atender as Normas de Segurança (NR 23), NBR NM ISO 15.189 SGQ de Laboratórios. Todos participaram com muita dedicação e empenho”, avaliou o gerente.

Para uma das alunas do curso, Claudia Batista, a farmacêutica bioquímica do Lacen e a mais recente brigadista de incêndio, o curso foi uma experiência incrível. “A teoria aliada às práticas e simulações realmente nos preparou para lidar com situações reais de emergência, agora me sinto mais capacitada e confiante para agir de forma eficaz em situações de incêndio”, pontuou a brigadista.

 

 

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

Legenda: fortalecendo o compromisso com práticas seguras