Desafios da Saúde no Purus e Madeira é tema de Congresso Interestadual em Humaitá
Última atualização: 25 de Novembro de 2023 - 17:08

Participaram da programação secretários municipais de saúde e técnicos incluindo representantes dos estados fronteiriços de Rondônia e Acre

O planejamento e repasse de imunobiológicos na esfera estadual está entre os temas abordados no 1º Congresso Intermunicipal e Interestadual das Regiões de Saúde Purus e Madeira, realizado na sexta-feira (24/11) e neste sábado (25/11), em Humaitá (a 591.33 quilômetros de Manaus). O evento é uma realização do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) para todos os secretários municipais de saúde e técnicos da região, incluindo representantes dos estados fronteiriços de Rondônia e Acre.

Este evento é um marco histórico na regionalização da saúde, destacou o presidente do Cosems-AM, Manoel Barbosa. “Conseguimos reunir gestores, técnicos do Amazonas, Rondônia e Acre, para debater e avançar na superação dos desafios da saúde nesta região complexa e que as pactuações interestaduais são necessárias e urgentes para melhorar o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em nosso território”, ressaltou Manoel.

Presente no evento, a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, palestrou sobre os desafios logísticos na imunização específica da região do sul do Amazonas.” As particularidades das regiões de saúde são desafiadoras e estimulam os gestores a superá-los todos os dias, não é diferente, no eixo da vigilância em saúde estadual que mantém de forma presencial e contínua o apoio técnico aos municípios na execução de suas ações no território”, ressaltou a diretora da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

No evento, esteve presente ainda, o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Mohamad Hamida, que destacou que a realização do congresso como este, tem a finalidade de reduzir essas desigualdades e essa discrepância que tem entre o que é publicado em portaria e a necessidade da população. “Depois de toda essa articulação, de todo esse trabalho, de toda essa construção, trazendo a responsabilidade de forma tripartite entre os estados do Amazonas, de Rondônia e do Acre, os conselhos de Rondônia, do Acre e do Amazonas, vamos apoiar os encaminhamentos, pois uma certeza nós temos, do jeito que está, não dá mais para ficar. Nós temos que fazer alguma coisa para melhorar a condição de trabalho do gestor e do trabalhador e, consequentemente, a condição de saúde da população”, reforçou o presidente.

Durante dois dias de congresso foram abordados temas sobre: A importância da governança e da gestão tripartite no fortalecimento do SUS; Financiamento Estadual; Perspectivas da Descentralização e Fortalecimento das ações nas Regiões de Saúde no Amazonas; Regionalização, seu contexto e desafios para sua implantação e as normativas para criação das regiões interestadual na lógica do Planejamento Regional Integrado (PRI).

Ainda, o protagonismo do Ministério da Saúde no Processo de Consolidação da Regionalização Interfederativa e por fim, foi produzido o documento de Carta de Encaminhamentos da Regional de Saúde Purus e Madeira que será enviado para gestão de saúde estadual e federal.

Foto: Maíra Pessoa/RVS-RCP

Legendas: Representantes de Regiões de Saúde do Purus e Madeira participaram de discussões sobre os desafios da saúde no território