Saúde do Amazonas compartilha experiências exitosas de Vigilância da Saúde do Trabalhador em Brasília
Última atualização: 28 de Novembro de 2023 - 14:44

Evento contou com representantes da FVS-RCP

Discutindo estratégias de fortalecimento à vigilância em saúde do trabalhador, a Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto, participa do 11° Encontro Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador. O evento é realizado em Brasília e ocorre até quarta-feira (29/11).

A iniciativa é realizada pelo Departamento de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde. Na ocasião, a FVS-RCP foi representada pela equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Amazonas (Cerest-AM).

A conferência é voltada para profissionais atuantes na vigilância em saúde do trabalhador de todo o Brasil, acadêmicos de universidades que realizam pesquisas nessa área, além de representantes do controle social. As discussões incluem desafios de combate ao trabalho análogo à escravidão, pesquisa em saúde do trabalhador e a importância do trabalho e saúde.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a iniciativa é um espaço onde o Amazonas pode mostrar os trabalhos de sucesso no estado para representantes de vigilância em saúde do trabalhador de outros estados, contribuindo para a troca de experiências profissional.

“O compartilhamento de experiências contribui para o aprimoramento das práticas e a identificação de desafios comuns. A saúde do trabalhador é estratégica, já que as condições laborais podem ter impactos significativos na qualidade de vida dos indivíduos e na produtividade das organizações”, destaca a diretora Tatyana.

Cinthia Santos, coordenadora do Cerest Amazonas, aproveitou a oportunidade para mostrar os trabalhos aprovados do estado no evento: o Podcrest, um podcast sobre Saúde do Trabalhador, e as ações de vigilância nos galpões dos bois-bumbás do Festival Folclórico de Parintins, os bois Caprichoso e Garantido.

“É importante discutir as ações com outros estados, como as atividades vão sendo desenvolvidas nos territórios, os avanços, o enfrentamento de desafios. Esse evento é importante, porque é um espaço para discutir temas relevantes para a saúde do trabalhador. E também é possível realizar trocas exitosas”, acrescenta a coordenadora do Cerest.

Vigilância em saúde do Trabalhador

A Vigilância em Saúde do Trabalhador é um dos componentes do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde e consiste num conjunto de ações que visam a promoção da saúde, prevenção da morbimortalidade e redução de riscos e vulnerabilidades na população trabalhadora e que devem ser realizadas de forma contínua.

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

Legenda: Evento reuniu profissionais de todo o Brasil