Habilidades: Saúde investe em Soft Skills e destaca trabalho colaborativo como pilar no cenário profissional institucional
Última atualização: 29 de Novembro de 2023 - 12:11

Treinamento ocorre na FVS-RCP e está na 8ª edição

Reconhecendo as habilidades interpessoais tão importantes como a técnica no ambiente profissional dinâmico da saúde, a Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), realiza treinamentos para fortalecer as Soft skills das equipes. A iniciativa já está na 8ª edição realizada nesta quarta-feira (29/11).

As soft skills são habilidades relacionadas a circunstâncias em que é preciso haver empatia, foco, comunicação eficaz, senso de liderança. Na Fundação, a iniciativa é realizada pela Assessoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (ADRH),  com foco especial no trabalho colaborativo para os servidores da instituição.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que o investimento em soft skills aprimora o desempenho individual e fortalece a sinergia da equipe, criando um ambiente de trabalho mais colaborativo e resiliente.

“Este treinamento é parte integrante do compromisso da FVS-RCP em oferecer serviços de saúde de alta qualidade aos servidores, alinhando-se às melhores práticas e colaborando com o desenvolvimento”, reforça a diretora.

De acordo com o Assessor de Desenvolvimento de Recursos Humanos, David Oliveira, uma comunicação clara e efetiva desenvolvida continuamente a partir do trabalho em equipe é imprescindível no contexto da saúde pública.

“As soft skills promovem uma comunicação aberta, transparente e essencial, garantindo a coordenação eficiente entre os membros da fundação, para um setor dinâmico como a saúde, a capacidade de se adaptar rapidamente a novos desafios é crucial. Os mesmos desempenham um papel fundamental na agilidade e eficiência”, salienta o assessor.

A servidora e participante de uma das turmas do treinamento, Ana Paula Castro Segadilha, conta um pouco sobre sua experiência durante a iniciativa. “O treinamento foi de grande importância, pois precisamos desenvolver ações para uma boa relação com o próximo. E, no ambiente de trabalho, é melhor ainda, pois irá refletir no êxito das nossas atividades e o bom relacionamento com os colegas”, disse a servidora.

Outra servidora e também participante do treinamento, Lena Lídia Coelho, agradece a equipe que desenvolveu a estratégia. “O treinamento é de suma importância com teoria, dinâmicas, momentos de meditação, vídeo motivacional. É uma oportunidade de aprimorar a empatia e um melhor relacionamento em equipe”, ressalta Lena Lídia.

Sobre o treinamento

O treinamento visa desenvolver habilidades interpessoais, conhecidas como soft skills, que são fundamentais para o sucesso no ambiente de trabalho, especialmente na área da saúde. As soft skills incluem competências, como comunicação eficaz, trabalho em equipe, empatia, adaptabilidade e resolução de conflitos. Reconhecendo que o sucesso na saúde pública vai além do conhecimento técnico, a FVS-RCP investe nessa dimensão humana para fortalecer sua equipe.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

Legenda: O treinamento segue em andamento pela instituição.