NOTÍCIAS

Dengue: Saúde divulga cenário da doença no Amazonas
Última atualização: 30 de Novembro de 2023 - 18:24

O Informe Epidemiológico está disponível no site da FVS-RCP

 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto, da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, atualiza, nesta quinta-feira (30/11), o cenário da dengue no Amazonas. O documento está disponível no site da FVS-RCP, em https://abre.ai/huxR.

No Amazonas, no período de janeiro até esta quinta-feira (30/11), foram notificados 15.460 casos de dengue e foram registrados 11 óbitos pela doença. Nos últimos 30 dias, foram notificados 792 casos da doença.

Na classificação de municípios do Amazonas com maiores taxas de incidência estão: Japurá (13.732,2), Jutaí (8.631,7), Tonantins (4.911,2), Ipixuna (4.455,9), Tefé (3.802,5), Alvarães (2.244,4), Guajará (2.163,7), Humaitá (1.993,2), São Paulo de Olivença (1.895,3) e Maraã (1.568,5).

No Alto Solimões

O Informe Epidemiológico da Dengue no Amazonas também disponibiliza o recorte da situação da dengue na região do Alto Solimões, onde o monitoramento é realizado pelo Laboratório de Fronteiras (Lafron), da FVS-RCP, por meio da Sala de Situação do Alto Solimões. O Lafron está localizado em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus).

O monitoramento da dengue é realizado nesta região, principalmente, devido à Tríplice Fronteira, entre Brasil, Peru e Colômbia, área de importância de saúde pública em que há grande fluxo de pessoas transitando entre os países envolvidos.

Nesta região, no período de janeiro até esta quinta-feira, foram notificados 4.052 casos de dengue e foram registrados 3 óbitos pela doença.

Atendimento

A FVS-RCP destaca que, em caso de suspeita de dengue, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para receber avaliação médica.

Dengue

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, como o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica e anemia falciforme).

Prevenção

A melhor forma de evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

A orientação é a adoção da lista de verificações (check list) semanal, de 10 minutos de duração, de modo que a população possa agir para identificar os possíveis criadouros, como garrafas, vasos de plantas, pneus, bebedouros de animais, sacos plásticos, lixeiras, tambores e caixas d’água.

 

Foto: Divulgação /FVS-RCP

ARTE: Divulgação/FVS-RCP