NOTÍCIAS

Em Silves, Saúde participa de oficina sobre notificação e tipologia da violência contra criança e adolescente
Última atualização: 1 de Dezembro de 2023 - 22:27

Ação foi voltada para rede de proteção à criança e ao adolescente

 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, participou, nos dias 29 e 30 de novembro, de oficina sobre a notificação e a tipologia da violência contra criança e adolescente em Silves (a 204 quilômetros de Manaus).

A iniciativa ocorreu voltada para a rede de proteção à criança e ao adolescente do município e faz parte da Oficina Mobilizar e Agir, realizada pelo Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio, que integra o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a participação da Fundação na iniciativa faz parte do objetivo institucional de prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes. “As oficinas e demais capacitações são estratégicas para fortalecer as políticas institucionais e mobilizar a rede de proteção”, destaca.

Coordenando a Vigilância de Violências e Acidentes (Viva) na FVS-RCP, Cassandra Torres, que palestrou na ação, acrescenta que a sensibilização de profissionais para o tema é importante para o desenvolvimento das ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes no estado.

“A violência sexual contra crianças e adolescentes é um tema complexo e capacitações como essas, envolvendo os tipos de violências e como notificar esses casos corretamente, são essenciais para o enfrentamento desse agravo”, disse Cassandra.

A Viva faz parte da Gerência de Doenças Crônicas e Agravos Não-Transmissíveis, do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP.

Mobilizar e Agir

O projeto Mobilizar e Agir visa fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente, além de empoderar crianças e adolescentes para serem protagonistas no enfrentamento às violações de direitos, em especial, a exploração sexual.

 

 

Fotos: Divulgação /FVS-RCP

Legenda: Oficina ocorreu nos dias 29 e 30 de novembro.