Dezembro Vermelho: Amazonas alerta para prevenção ao HIV/Aids em lançamento de campanha alusiva
Última atualização: 1 de Dezembro de 2023 - 22:32

Ações serão realizadas durante todo o mês de dezembro

Com intuito de abordar as estratégias de prevenção ao HIV, à Aids e a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), a Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), lançou, nesta sexta-feira (01/12), a campanha “Dezembro Vermelho - HIV/Aids: Não tem cara, não tem cor; não tem gênero, nem idade”.

A abertura ocorreu na Praça XV de Novembro (Praça da Matriz), no centro, zona sul de Manaus. Na oportunidade, foram realizadas testagens rápidas, aconselhamentos e captação de pessoas e informações para orientações. Durante o mês, serão desenvolvidas ações de saúde de prevenção e combate ao HIV/Aids executadas pelas Secretarias Municipais de Saúde.

A iniciativa contou com a presença de Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus; Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania; Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia); Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania; Fórum Amazonas das Organizações da Sociedade Civil (OSC), Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e HIV/AIDS; Fundação de Medicina Tropical - Dr. Heitor Vieira Dourado; e Aids Healthcare Foundation (AHF).

Na fundação, a coordenação das atividades relacionadas à campanha Dezembro Vermelho é realizada pelo Programa Estadual de HIV/Aids e IST’s, vinculado ao Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP. A campanha também busca sensibilizar a população sobre ser possível viver com o HIV sem estigma e preconceito.

O mês também é uma oportunidade da FVS-RCP fortalecer o trabalho que é realizado nos 62 municípios do Amazonas em conjunto com as Semsas. As ações incluem monitoramento dos sistemas de notificação e a distribuição dos medicamentos para evitar as complicações da síndrome.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que a campanha é destinada ao incentivo para compreender a necessidade de educação, prevenção e apoio contínuo para as pessoas que vivem com HIV/Aids e alerta para a prevenção. “O Dezembro Vermelho é uma estratégia de reflexão e ação, promovendo abordagem integrada para enfrentar desafios relacionados ao HIV/Aids e construir uma sociedade mais informada”, disse.

Alexsandro Melo, chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica na FVS-RCP, enfatiza que a iniciativa é, também, oportunidade para quebrar preconceitos.

“Essa campanha de prevenção e conscientização desempenha um papel na mudança de atitudes e na redução do estigma em torno das pessoas que vivem com o HIV. Por isso, é preciso adotar estratégias, de forma ampla, para que toda a população obtenha esse conhecimento”, disse Alexsandro.

Marinélia Ferreira, diretora da Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Semsa Manaus, pontuou que as ações realizadas são uma oportunidade de lutar contra o preconceito contra as pessoas com o vírus.

“Essa campanha tem o intuito de sensibilizar toda a população da importância da prevenção do vírus e do combate ao preconceito das pessoas que vivem com o HIV. E também educar as pessoas de que um abraço não transmite o vírus, mas uma relação sexual desprotegida pode ocasionar isso”, disse Marineia.

A representante do Fórum Amazonas OSC, IST, HIV/AIDS, hepatites virais e tuberculose, Evalcilene Santos, destacou a importância dos movimentos sociais.

“É preciso quebrar esse estigma do preconceito. Essa camisa que cada um estamos vestindo (da campanha) são de ativistas pela vida, vidas humanas importam”, disse Evalcilene.

A participante do evento, Cinthia Almeida, de 45 anos, ressaltou que a facilidade dos atendimentos chamou atenção para estar na ação. “Eu achei interessante as equipes de saúde estarem aqui hoje porque dificilmente as pessoas vão aos postos de saúde para conseguir esses exames”, destacou Cinthia.

Cenário

No Amazonas, de 2022 a 2023, foram registrados 4.194 casos de HIV/Aids, sendo 2.407 em 2022 (janeiro a dezembro) e 1.787 em 2023 (janeiro a novembro). No período de janeiro a novembro de 2022, foram registrados 2.253. Os dados estão disponíveis no Painel Epidemiológico HIV/Aids do Amazonas, em: https://abre.ai/huAN.

HIV/Aids

A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. O diagnóstico da infecção pelo HIV é realizado a partir da coleta de sangue ou por fluido oral. No Brasil, estão disponíveis exames laboratoriais e testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em cerca de 30 minutos.

Fotos: Girlene Medeiros/FVS-RCP, Lucas Macedo/FVS-RCP

Legenda: Campanha busca abordar a importância da prevenção e combate do HIV/Aids