NOTÍCIAS

Vigilância: Estudantes de medicina da Ufam aprendem sobre preenchimento correto de declaração de óbito
Última atualização: 4 de Dezembro de 2023 - 17:35

Capacitação ocorre na FVS-RCP, da SES-AM

 

Mantendo parcerias com instituições de ensino superior do Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza, até quarta-feira (06/12), capacitação, sobre preenchimento da Declaração de Óbito, para estudantes universitários de medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). 

A atividade é uma parceria entre o Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da FVS-RCP e a Ufam. O conteúdo e a ministração da aula ocorrem pelo Núcleo de Sistema de Informações (Nusi) e as aulas são voltadas para os alunos que estão no internato da graduação em medicina, estágio que ocorre nos últimos dois anos da graduação do curso. 

A capacitação inclui a prática correta do preenchimento do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, ferramenta usada no registro de óbito. Para a diretora-presidente da FVS-RCP, a iniciativa tem aplicação em cenários de saúde pública. 

“A parceria proporciona aos estudantes de medicina uma experiência prática relevante, integrando a teoria aprendida em sala de aula. Isso contribui para uma formação mais abrangente e alinhada às demandas do sistema de saúde”, disse a diretora Tatyana. 

O apoiador técnico do Nusi, Erian Santos, enfatiza que as aulas agregam na formação dos alunos. “Ofertar esse conhecimento para esses estudantes é crucial para que tenham práticas corretas de preenchimento. Além disso, os alunos podem compreender a importância deste documento para o perfil epidemiológico da população e, consequentemente, para as ações de vigilância em saúde”, disse.

O estudante do décimo período de medicina da Ufam, Marcos Laranjeira, acrescentou que o aprofundamento do tema é importante para a atuação na profissão. “Esse conhecimento é primordial para nós, futuros médicos, porque esse documento (de óbito) pode apresentar um perfil epidemiológico da população e também responde diretamente às famílias (sobre a causa do óbito)”, enfatiza Marcos.

Declaração de Óbito

A Declaração de Óbito é o documento-base do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. É composta de três vias autocopiativas, numeradas sequencialmente, fornecida pelo Ministério da Saúde e distribuída, pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, às unidades de saúde, conforme fluxo padronizado para todo o país.

 

Foto: Lucas Macedo/FVS-RCP

Legenda: Aulas ocorrem até a próxima quarta-feira (06/12).