Campanha de vacinação contra a gripe no Amazonas continua
Última atualização: 5 de Dezembro de 2023 - 16:21

A vacinação contra a influenza prossegue até 15 de dezembro

A campanha de vacinação contra influenza (gripe) segue em andamento, até 15 de dezembro, nos postos de vacinação do Amazonas. O objetivo é incentivar ativamente a participação da população na campanha como medida preventiva à doença, ampliando as coberturas vacinais nos públicos prioritários.

No Amazonas, a campanha é realizada no último trimestre do ano, devido ao período de chuvas na região norte do país. Normalmente, a iniciativa ocorria no primeiro semestre do ano. No estado, a vacinação é coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância da participação ativa da comunidade. "Esta é uma oportunidade para fortalecer a imunização e proteger a saúde de nossa comunidade. Lembrem-se que, ao se vacinar, não se está apenas cuidando de si mesmos, mas também contribuindo para a saúde coletiva ao reduzir a circulação do vírus", enfatiza a diretora.

Angela Desirée, coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunizações na Fundação acrescenta que a campanha de vacinação visa contribuir para a construção de uma comunidade mais resistente e saudável, protegendo crianças, idosos e famílias. "A expectativa é que a adesão à campanha resulte em impactos positivos na prevenção de casos de influenza, promovendo a saúde coletiva", destaca.

Angela destaca, também, que a proposta da campanha é atuar de acordo com o microplanejamento para a vacinação elaborado pelos municípios, a partir da identificação dos grupos prioritários, organização das estratégias e controle da 1ª e 2ª doses.

Uma das pessoas que aproveitou a oportunidade para se prevenir contra a influenza foi a aposentada Marinelza Rodrigues, de 61 anos, em um posto de vacinação na zona oeste de Manaus. “Sempre procuro estar com as minhas vacinas em dia. Entendo que é importante para evitar doenças”, disse.

Grupos prioritários

A oferta da 1ª dose está destinada, nesse primeiro momento, para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (após parto até 45 dias), trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente e caminhoneiros.

Prevenção

A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente, nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é atender 90% de cada um dos grupos prioritários.

As infecções por influenza estão associadas aos períodos de maior umidade, que caracterizam a sazonalidade. No Amazonas, a sazonalidade ocorre no período chuvoso, correspondendo aos meses de novembro a abril.

Foto: Lucas Macedo/FVS-RCP

Legenda: Vacinação está disponível nos postos de imunização.