NOTÍCIAS

Amazonas participa de iniciativa Ibero-americana para vigilância de Chagas congênita
Última atualização: 8 de Dezembro de 2023 - 10:38

Evento encerra nesta sexta-feira (08/12), em Brasília

 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), participa, até esta sexta-feira (08/12), de encontro da iniciativa Ibero-Americana sobre Chagas congênita realizada em Brasília. A iniciativa é da Cooperação Ibero-americana e compreende o objetivo de eliminar a doença materno-infantil na região.

Essa é a quarta reunião do conselho intergovernamental formado por 22 países, incluindo o Brasil. A iniciativa foi aprovada na XXVII Câmara Ibero-americana de chefes de Estado e de Governo em Andorra no ano de 2021 e conta com a estratégia “Nenhum bebê com Chagas: o caminho rumo a novas gerações livres de Chagas”.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a estratégia reúne contribuição internacional para prevenção da doença, promovendo a busca por soluções conjuntas. “A participação do Amazonas, pelo Brasil, é representativa para implementação de estratégias eficazes de vigilância, diagnóstico e tratamento da chagas congênita”, ressalta.

Segundo o chefe do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Elder Figueira, o Amazonas foi escolhido para realização de projeto-piloto da iniciativa, devido a Doença de Chagas ser uma doença tropical negligenciada, embora atinja diretamente a população amazônida.

Em Manaus, a vigilância da doença congênita é realizada por amostragem a partir de gestantes que realizam o pré-natal e parto na Maternidade Azilda da Silva Marreiro.

“A partir da captação de 923 amostras sorológicas, foi possível identificar 12 grávidas com a doença de chagas congênita. Atualmente, o processamento dessas amostras é realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas. A doença de chagas congênita passou a ser de notificação compulsória este ano”, contextualiza Elder.

Também, pelo Amazonas, integra a ação a Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), da SES-AM. Nessa quarta reunião da iniciativa Ibero-americana para vigilância de Chagas congênita, os representantes dos países discutiram planos de ação realizados em 2023 e a previsão das atividades programadas para 2024.

Iniciativa

A Ibero-americana para Chagas congênita por meio da iniciativa “Nenhum bebê com Chagas: o caminho rumo a novas gerações livres de Chagas” tem como objetivo contribuir para a eliminação da transmissão materno-infantil desta doença. Além do Brasil, fazem parte da iniciativa: Andorra, Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, República Dominicana, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.

 

 

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

Legenda: Iniciativa é formada por 22 países, incluindo o Brasil.