Dia D: Carreata e mobilização alertam para a prevenção contra a Dengue no Amazonas
Última atualização: 11 de Dezembro de 2023 - 13:47

O evento ocorreu nesta segunda-feira (11/12)

Com a chegada do período chuvoso no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da  Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas, mobilizou, nesta segunda-feira (11/12), a população sobre os cuidados necessários para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.

O aumento das chuvas no Amazonas, durante os meses de novembro até junho, implica na possibilidade de aumento da formação de criadouros do Aedes aegypti a partir do acúmulo de água parada e, consequentemente, transmissão das arboviroses.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus, a Fundação realizou a mobilização com carreata passando em ruas da zona oeste de Manaus, região com maior concentração do mosquito, conforme dados do 2° Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) de capital, referentes ao período de 6 e 22 de novembro deste ano.

A carreata iniciou no Complexo de Saúde Oeste da Semsa Manaus, no bairro Redenção, zona oeste da capital. A rota seguiu pela zona oeste. Após a carreata, as atividades seguiram na quadra do Centro Educacional Municipal Infantil Prof. Diedres Gama Machado, no bairro Lírio do Vale, com ações e atividades expositivas chamando a atenção para a prevenção à dengue, zika e chikungunya.

“Nós estamos trabalhando as medidas preventivas com o foco principal que é a eliminação de criadouros. Se não há água parada, não há mosquito. Então, é importantíssimo fazer essa mobilização social, trazendo, para as escolas, essas ações nesse combate ao mosquito”, disse a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Participaram da ação representando a FVS-RCP, os Departamentos de Vigilância Ambiental (DVA) e Vigilância Epidemiológica (DVE) e o Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (NES).

“Os depósitos predominantes de mosquito inclui lixo. Então, a primeira dica é armazenar corretamente o lixo que você produz.  A segunda dica é, se você precisar fazer armazenamento de água, sempre dar uma verificada se não tem larvas e manter (recipientes) tampados para que não virem criadouros de mosquito", afirma o chefe do DVA da FVS-RCP, Elder Figueira.

A diretora de Vigilância Ambiental, Epidemiológica, Zoonoses e de Saúde do Trabalhador da Semsa Manaus, Marinélia Ferreira, também ressalta a importância da vistoria de possíveis criadouros do mosquito. “É importante que a população aplique a estratégia dos 10 minutos (de vistoria por semana) para manter a casa, ambiente de trabalho e escola livre do mosquito”, afirmou.

Márcia Santos, presidente da Associação de Moradores do bairro Lírio do Vale 2, aprovou a iniciativa e destacou a importância da prevenção à dengue entre os moradores. “É preciso prevenir. Um mosquito tão pequeno, mas que (causa uma doença que) pode levar até a morte. A ação foi nota dez de prevenção e combate contra a dengue”, disse.

Monitoramento

A FVS-RCP realiza o monitoramento da dengue no Amazonas e atua, junto aos municípios, capacitando e prestando suporte às ações realizadas pelas vigilâncias em saúde municipais da Semsas. Mensalmente, a Fundação divulga o cenário epidemiológico da doença como forma de transparência de dados e alerta para prevenção das arboviroses a toda a população.

FOTOS: Letícia Araújo/FVS-RCP

Legenda: Dia D foi realizado em Manaus nesta segunda-feira (11/12).