NOTÍCIAS

Intersetorial: Saúde reúne comissões e núcleos para fortalecer integração na vigilância hospitalar
Última atualização: 13 de Dezembro de 2023 - 15:21

Reunião Intersetorial inclui equipes de unidades de saúde de Manaus

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, realizou, nesta quarta-feira (13/12), a última Reunião Intersetorial com comissões e equipes que atuam na vigilância em saúde de unidades de saúde de Manaus. A atividade ocorreu no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques.

Participam da iniciativa profissionais de saúde de Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH’s), Núcleos de Segurança do Pacientes (NSP) e de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) de unidades de saúde de Manaus.

A iniciativa ocorre mensalmente com cada uma das comissões, de forma setorizada. Neste último encontro de 2023, a iniciativa reúne os três tipos de comissões e núcleos com o objetivo de fortalecer a ação intersetorial e integrada entre os profissionais de saúde que atuam em cada um dos setores na vigilância em saúde no ambiente hospitalar.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a integração é estratégia para o desenvolvimento de ações coordenadas dentro das unidades de saúde. “Essas equipes se desdobram em ações para garantir a segurança, prevenção e controle de infecções em ambientes de saúde. Atuando de forma coordenada, o trabalho é potencializado e há o fortalecimento de resposta a emergências de saúde”, destaca.

Segundo a coordenadora da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss) da FVS-RCP, Evelyn Campelo, a integração harmoniosa entre as comissões e equipes é intensificada a partir de abordagem abrangente. “Atuamos em contato com as comissões e equipes, oferecendo suporte técnico e educativo de forma permanente, buscando a melhoria contínua dessas equipes”, afirma.

A coordenadora (CCIH) do Hospital e Pronto-Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, Renata Chaves, também ressaltou  a integração das ações entre as equipes. "Embora haja particularidades, os objetivos são os mesmos e a reunião serve como subsídio para a divulgação dos dados produzidos ao longo do ano. Ao chegarmos ao final do ano, é crucial divulgar os dados para identificar melhorias necessárias", disse.

Reunião Intersetorial

A Reunião de Integração Intersetorial é uma realização da FVS-RCP voltada para CCIH’s, NSP’s e NVEH’s. Durante todo o ano, em reuniões mensais, as atividades foram realizadas, de forma setorial, para cada uma dessas comissões e equipes com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento das ações dos núcleos e comissões de forma setorizada.

Com o andamento das atividades, essa última reunião inclui profissionais de saúde das três equipes com o objetivo de fortalecer a integração e contribuir para o andamento das atividades intersetorial dentro das unidades de saúde.

 

 

 

 

 

 

FOTOS: Anne Alves/FVS-RCP, Girlene Medeiros/FVS-RCP

Legenda: Evento foi realizado nesta quarta-feira (13/12).