Aperfeiçoamento: FVS-RCP realiza alinhamento para melhoria das ações de Vigilância em Saúde
Última atualização: 13 de Dezembro de 2023 - 16:54

Iniciativa ocorreu nesta quarta-feira (13/12)

Com o objetivo de fortalecer e divulgar o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA VS), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, realizou, nesta quarta-feira (13/12), uma capacitação sobre o programa, visando contribuir para o alcance de metas e melhoria da qualidade de saúde da população.

O PQA VS foi criado em 2013 pela Portaria nº 1.378 GM/MS, para fortalecer o aperfeiçoamento das ações de vigilância em saúde por meio de processo contínuo e progressivo que envolva gestão, processos de trabalho e resultados alcançados. Por meio do programa, cada município é classificado em categorias correspondente a repasse de recursos conforme o número de metas alcançadas.

Com a capacitação, que é voltada para profissionais da Fundação que realizam apoio técnico aos municípios do Amazonas, a expectativa é desenvolver uma estratégia institucional que proporcione maior apropriação dos aspectos relevantes do PQA VS. “Uma iniciativa para promover uma visão mais ampla e qualificada do apoio técnico realizado aos municípios para que possam contribuir para o aperfeiçoamento das ações”, disse a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

De acordo com a Assessora de Auditoria e Controle da Fundação, Edylene Pereira, a capacitação terá várias etapas que incluem os detalhamentos dos indicadores. “Nesse primeiro momento, destacamos o fortalecimento à gestão municipal. Posteriormente, serão trabalhadas questões relacionadas à importância, limitações, desafios e soluções segundos as especificidades regionais”, disse.

FOTOS: Jaqueline Macedo/FVS-RCP, Divulgação/FVS-RCP

Legenda: Capacitação é voltada para aperfeiçoamento das ações de vigilância em saúde.