NOTÍCIAS

Exposição apresenta produções científicas com ações da Vigilância Sanitária do Amazonas
Última atualização: 14 de Dezembro de 2023 - 12:53

As exposições seguem até 19 de dezembro

 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, expõe, no período de 14 a 19 de dezembro de 2023, as 14 produções científicas que foram apresentadas no 9º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa). A exposição ocorre na recepção da sede da Fundação, em Manaus. 

Os temas abordados nas produções variam desde as ações sanitárias realizadas durante a pandemia da Covid-19, que envolveram a elaboração de protocolos, monitoramento de produtos e insumos utilizados no período e a fiscalização do funcionamento de estabelecimentos durante os períodos de restrição à circulação de pessoas.

As produções também incluem outros temas da rotina do Departamento, como a inspeção e o monitoramento dos serviços de hemoterapia, segurança do paciente e ainda informações da produtividade mensal das vigilâncias sanitárias dos municípios do interior do Estado. 

A exposição representa uma oportunidade para a divulgação dos trabalhos aos servidores das demais áreas da vigilância em saúde, de forma a compartilhar conhecimentos e as ações da rotina do departamento.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância dessas iniciativas, as quais promovem o compartilhamento de experiências e a interação técnica entre os servidores que passam a conhecer de forma mais aprofundada as ações desenvolvidas pela vigilância sanitária.

"A exposição dessas produções científicas reforça nossa dedicação em manter as equipes informadas internamente. Além disso, as produções demonstram o fortalecimento e ação diante do enfrentamento dos desafios dinâmicos da vigilância sanitária estadual", destaca a diretora Tatyana. 

Para o chefe do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da FVS-RCP, Jackson Alagoas, os temas apresentados são uma amostra das ações que a vigilância sanitária estadual desenvolve no âmbito do  Amazonas e que merecem destaque.

“A exposição na sede da FVS-RCP proporciona um ambiente propício para que os demais servidores da instituição conheçam um pouco mais sobre as ações de vigilância sanitária que compõem a rotina do departamento, bem como as experiências observadas durante o 9º Simbravisa”, disse Jackson.

Simbravisa

As produções científicas da vigilância sanitária da FVS-RCP foram apresentadas no 9º Simbravisa, uma iniciativa da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) em parceria com a Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba. Este ano, o evento foi realizado em João Pessoa, na Paraíba. 

Conforme a Abrasco, o evento reúne cerca de 1 mil  pesquisadores, gestores e trabalhadores da Vigilância Sanitária de todo Brasil. Com o tema “Vigilância Sanitária: Direito à Saúde e o fortalecimento do SUS”, o encontro objetivou incentivar profissionais da área na sistematização de conhecimentos e promoção de troca de experiências em amplitude nacional. 

 

 

FOTOS: Lucas Macedo/FVS-RCP

Legenda: Exposição foi realizada nesta quinta-feira (14/12).