NOTÍCIAS

Dengue: manejo clínico e vigilância laboratorial das arboviroses é tema de seminário virtual para profissionais da saúde
Última atualização: 14 de Dezembro de 2023 - 14:39

Diálogo com profissionais buscou ressaltar a importância do manejo adequado e oportuno ao paciente

 

Reforçando as ações de prevenção e combate à dengue no estado, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto, da Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas, realizou, na quarta-feira (13/12), uma web palestra Manejo Clínico e Diagnóstico Laboratorial de Dengue para os 62 municípios do Amazonas. A atividade ocorreu na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) por meio de transmissão virtual pelo canal de vídeos da Telessaúde.

A ação foi uma iniciativa do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas e do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), setores da FVS-RCP. O público participante é formado por médicos e enfermeiros que atuam na rede de saúde voltada ao tratamento da dengue. 

As palestras foram realizadas pela farmacêutica-bioquímica do Lacen-AM, Auxiliadora Novais, e a médica infectologista do Hospital e Pronto-Socorro Zona Oeste, Lúcia Alves.

O intuito foi alertar os profissionais de saúde para o atendimento ao paciente em tempo oportuno para evitar a forma grave da doença e óbitos por dengue, tendo em vista o aumento esperado de casos da doença por ocasião do início do período chuvoso no Amazonas que coincide com a sazonalidade da doença no estado. 

Durante a iniciativa, foram destacadas também as ações de atendimento e manejo do paciente, diagnóstico laboratorial, planos de contingência, atualizações de notas técnicas e o trabalho conjunto de tratamento e prevenção à dengue com os 62 municípios do Amazonas.

Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, destacou o papel fundamental dos profissionais no tratamento em tempo oportuno. “A capacitação fortalece as abordagens de tratamento eficazes para a dengue. Isso inclui a atenção primária, média e de alta complexidade com o objetivo de evitar agravamento e até mesmo óbitos por dengue”, disse.

A gerente de Doenças de Transmissão Vetorial (GDTV-Dengue) do DVA da FVS-RCP, Luzia Mustafa, ressalta que o diálogo com os profissionais busca deixar as equipes de saúde mais sensíveis e alertas diante de diagnósticos que possam apresentar agravamento clínico.  

“Sensibilizar esses profissionais é de extrema necessidade, até pelo fato de a dengue poder ser confundida com outras arboviroses, como zika e chikungunya. Então, o tratamento adequado desses pacientes evita a forma grave e o óbito pela doença”, afirmou Luzia. 

Cenário

Conforme o último boletim com cenário epidemiológico de dengue no Amazonas, divulgado pela FVS-RCP no dia 30 de novembro, foram notificados 15.460 casos de dengue e registrados 11 óbitos pela doença no período de janeiro a novembro de 2023. A FVS-RCP destaca que, em caso de suspeita de dengue, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para receber avaliação médica.

 

 

FOTO: Divulgação /FVS-RCP

Legenda: Seminário ocorreu de forma online para profissionais de saúde