Campanha de vacinação contra influenza no Amazonas encerra nesta sexta-feira
Última atualização: 14 de Dezembro de 2023 - 16:07

População pode buscar a imunização nos postos de vacinação

A campanha de vacinação contra a influenza encerra nesta sexta-feira (15/12), e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), alerta para a importância da vacinação para quem ainda não aproveitou a imunização por meio da iniciativa.

No Amazonas, a campanha é realizada no último trimestre do ano, devido  ao período de chuvas na região norte do país que coincide com a sazonalidade de vírus respiratórios no estado. Normalmente, a iniciativa ocorria no primeiro semestre do ano. O objetivo é imunizar os grupos prioritários: crianças de 6 meses a 6 anos de idade, professores, idosos, indígenas, deficientes, caminhoneiros e profissionais da segurança.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a campanha antecipada permitiu a chance de a população se proteger contra a doença no período da sazonalidade. “As doses da vacina estão disponíveis nos postos de vacinação municipais.

Lembramos que a vacina tem o intuito de reduzir casos de agravamento da doença. Por isso, enfatizamos a importância de buscar atualizar a caderneta vacinal”, enfatizou Tatyana.

Sazonalidade

A partir deste ano de 2023, a Campanha de Vacinação contra Influenza na região Norte será realizada no 2º semestre, no decorrer do mês de novembro. A proposta da campanha é trabalhar de acordo com o microplanejamento elaborado pelos municípios, com a identificação dos grupos prioritários, organização das estratégias e controle da 1ª e 2ª doses

As infecções por Influenza estão associadas aos períodos de maior umidade, que caracterizam sua sazonalidade.

No Amazonas, a sazonalidade ocorre no período chuvoso, correspondendo aos meses de novembro a abril, com esperado aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Estado do Amazonas.

Nota técnica

Na quarta-feira (13/12), a FVS-RCP emitiu a Nota Técnica 22/2023 com alerta sobre o período sazonal da influenza, Covid-19 e outros vírus respiratórios. O documento, disponível em https://abre.ai/hDJ9, informa sobre a situação epidemiológica dessas doenças e da Síndrome Respiratória Aguda Grave, além de destacar dados da vigilância genômica do vírus da Covid-19 e as medidas de prevenção e controle dessas doenças.

FOTO:  Lucas Macedo /FVS-RCP

Legenda: Campanha ocorreu nos 62 municípios do estado.