Vigilância em Saúde do Amazonas destaca desafios no avanço da vacinação como política pública durante workshop Selo Unicef
Última atualização: 14 de Dezembro de 2023 - 17:06

Iniciativa ocorreu nesta quinta-feira (14/12)

Em Manaus, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) realizaram, nesta quinta-feira (14/12), o 1º Workshop Selo Unicef 2021-2024, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia.

Na oportunidade, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, destacou os desafios no avanço da vacinação como política pública. A iniciativa do Unicef visa o fortalecimento das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes no estado.

Para o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, o objetivo com esse evento é apoiar e sensibilizar os municípios do interior do Amazonas a aderirem ao Selo Unicef.

“Aqueles que já aderiram, nós vamos verificar onde podemos apoiar mais, para que as políticas públicas de proteção, de desenvolvimento das crianças e dos adolescentes do Estado avancem de forma mais acelerada", reforçou o secretário.

Durante o evento, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatizou a importância do resgate da confiança nas vacinas.

“A FVS realizou, no decorrer do ano, uma intensa programação incluindo o envio de equipes para as cidades do interior para apoiar e repensar estratégias para uma população que mudou. E a saúde também precisa mudar, se busca melhores resultados”, avaliou a diretora Tatyana.

Tatyana complementou ainda que espaços, como os do evento, proporcionam um diálogo aberto com diferentes frentes, mas que deve ser compreendido que parcerias são essenciais para avançar e fazer mais. “Não basta apenas garantir a vacina, é preciso promover acesso aos imunizantes e quebrar barreiras que impedem que o público-alvo seja contemplado pelo serviço de saúde”, ponderou a diretora.

Além das coberturas vacinais, na pauta do workshop, foram debatidos temas como a importância do avanço nas políticas públicas para a obtenção da certificação e a adesão de novos municípios; a implantação e o fortalecimento de políticas públicas de educação, saneamento, assistência social e saúde; estratégias de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; e a proteção integral às famílias vulneráveis, entre outros.

Sobre o Selo Unicef

O Selo Unicef é uma iniciativa para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo Unicef, de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A atual edição (2021-2024) conta com a participação de 2.023 municípios de 18 estados, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes. No Amazonas, 55 municípios aderiram à iniciativa.

Saúde Ambiental Infantil

Em outra agenda, também com o Unicef, sobre o projeto Indicadores de Saúde Ambiental Infantil no Brasil, participaram representando a FVS-RCP, o chefe de departamento de Vigilância Ambiental, Elder Figueira, e o assessor de Planejamento, Augusto Zany.

Na iniciativa, que foi acompanhada de forma virtual, autoridades governamentais, acadêmicos e membros da sociedade civil discutiram as possibilidades de construção de indicadores para o contexto brasileiro. O evento é fruto da colaboração entre o Ministério do Meio Ambiente, o Unicef e a Vital Strategies, uma organização global de saúde.

FOTO: Anne Alves/FVS-RCP,

Legenda: Atividades foram realizadas nesta quinta-feira (14/12).