Saúde participa de vacinação contra influenza e Covid-19 em Rio Preto da Eva
Última atualização: 16 de Dezembro de 2023 - 12:52

A campanha ocorre neste sábado (16/12) no município

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas, participa, neste sábado (16/12), de ação conjunta com ações de vacinação contra a Covid-19 e influenza em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus). A atividade é realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

A proposta de atuação na ação é a realização da campanha de vacinação, seguindo o microplanejamento elaborado pelo município, que inclui a identificação dos grupos prioritários, organização das estratégias e controle das doses vacinais. A imunização é uma das medidas preventivas mais importantes para a proteção e ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto da Eva.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que a campanha de vacinação está inserida em abordagem estratégica para proteger a população contra doenças imunopreveníveis, especialmente, neste caso, a Covid-19 e a influenza.

“O microplanejamento municipal permite uma execução eficaz e a vacinação é uma medida para prevenir a propagação de doenças, reduzir casos graves e proteger a saúde pública. Com a ação de vários órgãos na ação, há o fortalecimento da capacidade de alcance e impacto da campanha, contribuindo para a segurança e bem-estar da população”, destaca a diretora Tatyana.

Ramon Lisboa, da Gerência de Imunização na FVS-RCP, destaca, ainda, que a vacinação é medida de prevenção para proteção, inclusive, de pessoas que estão incluídas em grupos vulneráveis às doenças.

"A vacinação protege não apenas contra as doenças em si, mas também contra suas complicações e óbitos, desempenhando um papel fundamental na preservação da saúde pública. Além disso, contribui significativamente para a redução da circulação viral na população, especialmente entre os indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco", destacou o técnico.

Iniciativa

A iniciativa da ação em Rio Preto da Eva é do Detran-AM. A atividade é realizada na Escola Municipal Alegria de Saber, localizado na rua Governador Ângelo Amaral, no município. O evento faz parte do programa “Detran Cidadão no Interior” que visa ofertar, aos municípios do estado, serviços sociais, emissão de documentos, atividades e palestras educativas.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP